TÚNEL DO TEMPO

Histórias do litoral de SP: curtume chegou a produzir melhor couro do mundo

Casarão abandonado do curtume Cardamone relembra passado de sucesso; ele fica em meio à mata, na via que liga a ponte Pênsil à Praia Grande

Esther Zancan
Publicado em 06/02/2024, às 10h36

FacebookTwitterWhatsApp
Curtume Cardamone nos anos 1950 - São Vicente na Memória/Acervo Claudio Sterque
Curtume Cardamone nos anos 1950 - São Vicente na Memória/Acervo Claudio Sterque

Quem trafega pela avenida Tupiniquins, via que liga a ponte Pênsil, em São Vicente, à Praia Grande, talvez repare em uma grande construção abandonada em meio à mata, com suas janelas verdes, aos pés do morro Paranapuã, altura do número 727 da via. Mas, afinal, qual é a história daquele lugar? Quais memórias aquele casarão imponente guarda?

Como o Portal Costa Norte é tão curioso quanto você, fomos descobrir mais detalhes sobre o local com o historiador Claudio Sterque, de Praia Grande. E, um dos que mais chamam a atenção é que, aquele lugar, já produziu um dos melhores couros do mundo. Sim, em pleno litoral de São Paulo, um curtume ganhou fama mundial.

O curtume Cardamone começou a ser construído antes de 1914, ano da inauguração da ponte Pênsil. Segundo informações apuradas por Sterque, o local era composto por um prédio principal, residências para os funcionários e, até um campo de futebol e uma sede de um clube esportivo. No seu auge, o curtume mantinha cerca de 400 funcionários na sede. Pudera, afinal, o processamento do couro é um trabalho que requer diversas etapas. E a sua produção  era exportada para vários países. O Cardamone chegou até a ganhar uma medalha de ouro, em uma exposição na Alemanha, por processar o melhor couro do mundo.

Foram quase 60 anos de atividade. Mas, como o progresso também tem sua face cruel, a desativação do matadouro de gado, em Santos, que fornecia o couro para o curtume, provocou escassez da matéria-prima, e o local entrou em um processo de decadência. O proprietário do complexo, desde o ano de 1978, demonstrou interesse em preservar o local, mas, com sua morte, em 1991, o antigo curtume, que fica dentro da área de preservação do Parque Estadual Xixová-Japuí, está se deteriorando.

É mais um pedaço da história que se esvai com a inevitável ação do tempo. Os registros fotográficos ainda são fagulhas que iluminam o passado. Confira algumas imagens do acervo de Claudio Sterque, deste local que faz parte da história do litoral paulista. 

Curtume Cardamone nos áureos tempos
Detalhe da imponência do Curtume Cardamone - Acervo Claudio Sterque

Entrada do curtume
Entrada do curtume, no anos 1950 - São Vicente na Memória/Acervo Claudio Sterque

Logotipo do Curtume Cardamone
Logotipo do Cardamone enaltecia seu imponente complexo - Acervo Claudio Sterque

Curtume em 1985
Imagem de 1985, com a construção da sede náutica do E.C.Beira Mar e pedreira desativada ao fundo - Robinson Francisco Lino/Acervo Claudio Sterque

Foto atual do curtume
Imagem dos dias atuais, de como se encontra o antigo curtume - Rafael Estevão/Acervo Claudio Sterque

Curtume dos dias atuais
Visão atual do curtume, para quem passa pela avenida dos Tupiniquins, em direção à ponte Pênsil - Adriana Marinho/Acervo Claudio Sterque

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!