Guarujá: conheça a imponente Fortaleza da Barra Grande de Santo Amaro

Mirante privilegiado da beleza incontestável de toda a orla santista

Luciana Sotelo
Publicado em 02/10/2018, às 13h25 - Atualizado em 22/12/2020, às 16h36

FacebookTwitterWhatsApp
Luciana Sotelo
Luciana Sotelo

Imagem acervo site

Às margens do estuário santista, na Praia de Santa Cruz dos Navegantes, no Morro da Barra, em Guarujá, se encontra um dos maiores patrimônios históricos da região, a Fortaleza da Barra Grande de Santo Amaro. Erguida num esporão rochoso, a Fortaleza se debruça  sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina. Uma bela vista, com certeza!

A edificação militar foi construída no século XVI, durante a unificação dos governos português e espanhol (1580-1640), com a finalidade de defender a Vila de Santos de ataques de piratas. 

Suas paredes e muralhas espessas, construídas com grandes blocos de pedras, chamam a atenção. Mas a  marca de contemporaneidade foi introduzida com a restauração e adaptação das salas para múltiplo uso.  A Fortaleza, que concorre ao título de Patrimônio Mundial pela Unesco, também faz parte do roteiro turístico e histórico “Caminhos de Anchieta", por ter recebido visitas do Padre José de Anchieta.

Imagem acervo site

Administrada atualmente pela prefeitura do  em consonância com o Condephaat e Iphan, a fortaleza abriga o primeiro museu da cidade, o Museu Histórico Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande.

Dentre os destaques, um painel de mosaico de vidro de 20 metros quadrados, última obra do mestre e artista plástico Manabu Mabe, chamado Vento Vermelho. Há ainda dois canhões originais e uma réplica, azulejos hidráulicos, uma bala de canhão, réplicas e naus e fotos que mostram parte da história da edificação. 

Imagem acervo site

Quer visitar?

O Museu Histórico Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande conta com visitas gratuitas monitoradas de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas; aos sábados, das 10h às 16 horas; e aos domingos  das 9 às 15 horas. 

Para grupos acima de dez pessoas é preciso agendamento pelo e-mail [email protected]

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!