Itutinga Pilões: rios, trilhas e história em Cubatão

Ideal para os apaixonados por caminhadas na Mata Atlântica

Eleni Nogueira
Publicado em 17/10/2018, às 11h08 - Atualizado em 23/12/2020, às 09h15

FacebookTwitterWhatsApp
Vanessa Rebouça
Vanessa Rebouça

Imagem acervo site

Cercado pelos pólos industrial e petroquímico, o Núcleo Itutinga Pilões, em Cubatão, é um refúgio da vida selvagem, com 43 mil hectares, administrado pelo Parque Estadual da Serra do Mar. As escarpas cobertas de mata e as cachoeiras, que jogam suas águas em paredões rochosos no interior da floresta, compõem um cenário inesquecível.

Neste remanescente da Mata Atlântica, onde ainda sobrevive parte da fauna e flora ameaçada de extinção, como o palmito, a orquídea Laelia purpurata , o macaco-prego e o bicho-preguiça, entre outros,  há trilhas que contemplam os mais diferentes públicos.

Imagem acervo site

Com ruínas da antiga Vila de Itutinga, a trilha do rio Pilões tem 1.200 metros com baixa dificuldade e é utilizada, principalmente, para atividades de educação ambiental e visitação de escolas.

A trilha do rio Passariúva tem 3 quilômetros, com travessia de rio, locais próprios para banho e descanso. O ponto é a cachoeira do rio Passariúva, onde, além da queda d´água, há um poço de cinco metros de profundidade com águas claras.

Já a chamada “Trilha da Usina” tem 18 quilômetros e dificuldade média, segue as ruínas dos trilhos de trem da antiga Usina da Santista de Papel, uma das primeiras indústrias do polo industrial de Cubatão. O ponto final é a ruína da antiga usina e a barragem construída para a geração de energia.

Como chegar

O Parque Itutinga Pilões fica na Estrada Elias Zarzur, km 8 - s/n. Abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas, e aos sábados, das 9h às 12 horas. Agendamento pelo telefone (13) 3361 8250.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!