1º de Maio será festejado com ato cívico e homenagens

O Dia do Trabalho, a ser celebrado neste domingo (1º) será comemorado, em Bertioga, com ato cívico e homenagens a trabalhadores representantes do comércio, funcionalismo público e construção civil. As comemorações têm início às 10h, no Monumento do Trabalhador, localizado na praça pública da avenida Anchieta, ao lado da agência do Banco Itaú, centro.

O evento será aberto com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga, por músicos da Orquestra Municipal, regida pelo maestro Joel Gonzaga.

História

A história do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (EUA). Em 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução da jornada de trabalho de 13 para 8h diárias. Nesse mesmo dia ocorreu nos EUA uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias depois, conflitos envolvendo policiais e trabalhadores provocaram a morte de alguns manifestantes. Para homenagear os que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa, em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, festejado em 1º de maio de cada ano.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação