Albatroz

Dúvidas nas contas

A sessão da Câmara de São Sebastião desta semana teve sua pauta trancada pelo vereador Paulo Henrique Santana, o PH, devido a dúvidas sobre o processo de votação das contas do Executivo referente ao ano de 2008. Segundo PH, a Constituição Federal prevê que as contas do município ficarão durante 60 dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte para apreciação. Porém, o vereador ressalta que a Lei Orgânica Municipal descreve que o prazo é de 30 dias, sendo que este já estaria se esgotando. O edil garante que, independente de qual será o resultado da votação, “a sua preocupação é com o respeito à Legislação”. 

Obesidade

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que 48,1% da população brasileira estão acima do peso e que 15% são obesos. Tais constatações foram o que levaram o vereador sebastianense, José Reis de Jesus Silva (PSB), a defender, por meio de indicação na Câmara, a realização de campanhas e programas de prevenção à obesidade infantil e adulta junto às comunidades de bairros, estudantes e população, em geral.

Tribuna Popular

Inscrito na Tribuna Popular da Câmara de Ilhabela, o representante do Instituto Ilhabela Sustentável, Carlos Nunes leu um manifesto sobre cidadania e sustentabilidade, assinado por 1,4 mil pessoas. Segundo ele, o município sofre com ameaças à preservação e à cidadania, devido ao aumento do número de pessoas e veículos na cidade, além de outros fatores prejudiciais à natureza e à sociedade.

Tribuna Popular II

De acordo com o manifesto, o município não tem infraestrutura para suportar ações de impacto. Entretanto, Ilhabela ainda tem condições de servir como exemplo na questão de preservação. Por isso, Carlos frisa e classifica como importante alguns trabalhos, como a Lei Cidade Limpa, a TPA (Taxa de Preservação Ambiental) e a proibição de uso de sacolas biodegradáveis na cidade.

Virada em números

A Virada Cultural Paulista, programa do Governo do Estado a ser realizado nos próximos dias 14 e 15, já contabiliza cerca de 300 toneladas de equipamentos e 2 mil pessoas envolvidas nas 23 cidades participantes do evento. A Virada promete agitar o Interior e o Litoral com shows, apresentações de teatro e dança e outras atrações. Confira a programação completa no www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br

Bonde

A comemoração da marca de 1 milhão de passageiros da Linha Turística de Bonde de Santos, acontece às 11h deste sábado (07). Trata-se de um cortejo de bondes, comum em cidades européias como Porto, Lisboa e Turim. Ao todo serão 6 bondes, decorados com as cores de seu país de origem: Portugal, Itália e Escócia. Será armado um palco na Praça Mauá, para apresentações musicais a partir das 9h45.

CUBATÃO

Força

Balea Rossi, que assumiu a presidência estadual do PMDB logo após a morte do ex-governador Orestes Quércia, tem mostrado aos diretórios da região que não está para brincadeiras. Em Cubatão, não foi diferente: cancelou a comissão provisória do partido que há anos gravita em torno da liderança do ex-vereador Mychajlo Halajko Jr.

Casa nova

A 1ª reação dos peemedebistas históricos foi de incredulidade. Confirmada a notícia, oficiosamente sabe-se que o grupo político se movimenta para encontrar outra legenda e manter a candidatura de Paiva Magalhães a prefeito.

Novos caciques

Apesar de não oficializada, a nova comissão provisória do PMDB cubatense deverá contar com o presidente da OAB, André Loro, e do delegado da Polícia Civil, Wanderley Mange.

Derreteu…

Oposição declarada à administração da petista Márcia Rosa, o PMDB cubatense já havia lançado a pré-candidatura do ex-secretário da administração passada (Clermont Castor) à prefeitura, Eduardo Paiva Magalhães. A ordem geral é aliança com o PT da presidente Dilma Roussef.

… também

Outro que perdeu a liderança histórica sobre o PTB foi o Nei Serra, que governou em 3 oportunidades: uma como interventor da ditadura militar (1964/1985 e 2 eleito pelo voto popular. Pedro Sá (ex-PV) deve assumir a legenda.

Lavar a alma

Por meio de consulta popular, a prefeita deverá corrigir um absurdo histórico imposto pelos “anos de chumbo”, que inaugurou obras e ruas com nomes de líderes da Ditadura Militar que cassou, inclusive, a autonomia política da cidade.

“Torturadores”

Márcia Rosa entende que a simples mudança de nomes como Jardim Costa e Silva, 31 de Março ou Centro Esportivo Castelo Branco não significa apagar o passado “que não pode jamais ser esquecido”. Mas, completou: “Também não é justo homenagear quem apoiou a tortura, homicídios e coisas horríveis que mancharam a história do Brasil”.

Mais um

O atual assessor de Segurança Pública e vice-presidente da OAB, Mário Gochi  deverá ser indicado para a Secretaria de Assuntos Jurídicos. Nos corredores do Palácio Piaçaguera, a indicação tem até data marcada: 17 de maio. Gochi não confirma nem desmente, apenas sorri.

Europa

O presidente da Câmara, Donizete Tavares, e o secretário de Meio Ambiente, Cesar Cunha Ferreira, embarcaram esta manhã (07) para a Alemanha, com despesas pagas pelo Governo do Estado. Os dois integram comitiva da Baixada Santista que vai conhecer sistemas de incineração de lixo doméstico.

Corrupção

Deputado federal pelo Partido Comunista e delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz faz palestras, na próxima segunda (09), aos estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de SP. Tema: “A importância do combate à corrupção para a educação. Local: Auditório do Instituto.

Manifestação

A Associação dos Professores Municipais de Cubatão aproveitou a entrada do Baile da Solidariedade, sábado passado (30), para reivindicar com faixas, nariz de palhaço e apitos o plano de carreira e a valorização do professor.

A melhor

Das 218 Etec’s do Estado, a de Cubatão recebeu as maiores médias do Idetec (Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico), ficando em 1º lugar. Rita Ferraz, diretora da escola, informou que 84% dos estudantes ingressam no mercado de trabalho com apenas um ano de formado.

Processo seletivo

Contratado para atuar em parceria com a prefeitura, em programa de vigilância sanitária, o Isama (Instituto de Saúde e Meio Ambiente) abriu processo seletivo para os cargos de técnico administrativo, agente administrativo, auxiliar de enfermagem, supervisor de campo, motorista e coordenador de apoio logístico. Inscrições até às 17h de segunda (09), pelo e-mail selecao@isama.org.br. A contratação é temporária por 1 ano. Mais informações no 3221-8068.

BERTIOGA

Pereira com Lairton

O vice-prefeito Eduardo Pereira e sua esposa, dra. Débora, ambos filiados ao PDT, fecharam apoio à pré-candidatura de Lairton Goulart para prefeito, nas eleições de 2012. Essa é a nota informativa assinada pelo presidente do PR bertioguense, Valdir Sem Teto, entregue pessoalmente à redação do JCN (Jornal Costa Norte), nesta sexta (06).

Pereira com Lairton II

O acordo teria sido confirmado na quinta (05), em reunião fechada. Informações extra-oficiais dão conta ainda de que o ex-secretário de Turismo da atual administração Mauro Orlandini, Luiz Henrique Capellini, também teria fechado acordo com o grupo de Lairton.

Pereira com Lairton III

“Ficamos contentes em saber que aquele rancor no meio político de Bertioga está acabando”, detalha a nota do PR, ao tentar explicar a mudança de lado do atual vice-prefeito. Vale lembrar que Eduardo Pereira saiu do grupo político do Dr. Lairton, mas contribuiu decisivamente no pedido de cassação do ex-prefeito. O vice também colaborou muito para a eleição de Orlandini. Na posse do atual prefeito, inclusive, Pereira chegou a entoar palavras de ordem contra o ex e agora suposto atual aliado.

E Débora, vice?

Valdir Sem Teto não confirmou a dobrada na chapa com um vice do PDT. “Está fechado o apoio do grupo partidário. A situação de vice é outra conversa”, adiantou o dirigente. Consultada, por telefone, Débora não confirmou ou negou a informação: “Eu sei que conversas têm sido feitas neste sentido já que o PDT apoia o PR na esfera nacional”, lembrou.

É azul ou verde?

Tanto o vice-prefeito Pereira quanto o ex-secretário Capellini não foram localizados para confirmar o racha oficial com o governo Orlandini. Vale lembrar ainda que Pereira acumulava o cargo de secretário de Serviços Urbanos e foi exonerado, no início do ano. Desde então, trabalha como vice, mas não conta com uma sala oficial no Paço.  Capellini foi outro exonerado do cargo de secretário.

Medalha Tiradentes

Na sessão da Câmara desta terça (03) os vereadores homenagearam policiais, bombeiros, investigadores e guardas municipais com a medalha e o diploma Tiradentes. “Uma homenagem justa para aqueles que cuidam da nossa segurança, muitas vezes, sem a estrutura adequada de armamento e viaturas para não falar dos baixos salários”, disse o vereador Caio Matheus (DEM), autor da homenagem.

Reconhecimento

O presidente da Casa, vereador Marcelo Vilares (PTB) justificou a criação da homenagem: “Esta é uma oportunidade de prestigiar os policiais e guardas civis que trabalham em nossa cidade e incentivá-los a prestar um serviço cada vez melhor. Sabemos o quanto é difícil o trabalho desses profissionais, em situações de risco para proteger nossas famílias e nossa cidade. Essa honraria é apenas uma pequena demonstração de todo o nosso reconhecimento à coragem e à dedicação dessas pessoas”.

Voto Consciente

Após os trabalhos legislativos da próxima terça (10), a Tribuna Livre da Casa será disponibilizada para Kátia Hidalgo Daia, coordenadora do MVC (Movimento Voto Consciente) de Bertioga. Na ocasião, ela deverá explicar as atividades, qual é a metodologia para avaliação do Legislativo e os impactos já observados em cidades do Brasil.

Anemia

Durante apresentação da prestação de contas do último trimestre da Secretaria da Saúde, no dia 25 de abril, foi divulgado o resultado parcial do programa de combate à anemia ferropriva, que detecta anemia nas crianças de creches da cidade. Os dados prévios demonstram que 44% dos pequenos estão anêmicos. Segundo a Secretaria da Saúde, o programa ainda está em andamento e, nos próximos dias 11 e 12, o levantamento será feito na última creche, a do Jardim Raphael.

Anemia II

Após o encerramento do programa, as pastas da Saúde e Educação vão analisar os dados e comunicar as medidas que serão tomadas, que pode ser o encaminhamento da criança para atendimento médico ou a mudança no cardápio da merenda escolar.

Ney na Ficon

O vereador Ney Lyra (PRP) esteve acompanhando os ciclos de debate no ‘1º Ficon (Fórum da Indústria da Construção Civil), que aconteceu terça (03), em Santos. Ney também vem acompanhando as audiências públicas para a atualização do PD (Plano Diretor) de Santos. O objetivo é obter subsídios para as audiências que acontecerão em Bertioga, com o mesmo propósito.

Inscrições Etec

Seguem as inscrições para o vestibulinho da Etec, abertas no dia 29 para os cursos na cidade de ‘Técnico em Comércio’ e ‘Técnico em Logística’, com 2 turmas e 40 vagas, cada. Interessados devem se inscrever até as 15h do dia 20, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.  Há, também, um posto eletrônico de inscrições, na Fabe (Faculdade Bertioga), que fica na av. Manoel da Nóbrega, 966, Jardim Lido, onde o aluno pode se inscrever para qualquer outra Etec.

Costa Norte Escola

O Concurso ‘Costa Norte Escola: comunicando para educar’ está em sua 4ª fase, e envolve os alunos do 4º ano da rede municipal de ensino. Até o dia 19, eles terão que escrever poesias com o tema ‘Transformações Ambientais’. As 2 melhores poesias de cada sala de aula serão escolhidas pelos professores e encaminhadas para julgamento pelos jornalistas do JCN.

Limpeza urbana

A Secretaria de Serviços Urbanos diz ter feito serviços de manutenção dentro do Plano de Limpeza Urbana em várias localidades, atendendo os bairros Albatroz I e II, as Chácaras Vista Linda, Maitinga e região central. Os serviços realizados foram roçada, raspagem das guias, pintura de sinalização viária, abertura de valas, nivelamento de ruas e cobertura de abrigos em pontos de parada de ônibus.

Drenagem na Vila Tamoios

O processo licitatório para construção dos canais de drenagem TC1 e TC2, na Vila dos Tamoios, foi concluído esta semana e deve ter o contrato e ordem de serviço assinados, em breve. A obra prevê a construção dos dois canais na rua Aleixo Garcia, próxima ao centro, como parte da implantação do sistema de macro drenagem no município. O trecho previsto para a obra é de 600m, onde o TC2 é a extensão do TC1, interligando as galerias de drenagem desde a av. Anchieta até a rua João Ramalho.

Escolinha de Surf

A diretoria de Esportes da prefeitura retoma, a partir desta semana, as aulas da Escolinha de Surf. O professor Missilvano vai dar aula às quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h, em frente ao Centro Cultural da ACCB, próximo ao Hotel 27. Podem participar crianças e jovens com idade entre 05 e 15 anos.

Olimpíada das Guardas

Mais uma etapa da IV Olimpíada das Guardas Municipais do Estado acontece no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves, a partir das 9h de sábado (07). Serão disputadas 3 modalidades: judô, cabo de guerra e supino.

Orquestra

A Orquestra Municipal de Bertioga, comandada pelo maestro Joel Gonzaga estará se apresentando em Guarujá, no sábado (07), às 18h, com 30 alunos dos cursos de música. A apresentação será no Shopping Ferry Boat’s Plaza (av. das Nações Unidas, s/nº, Vl. Lígia).

Tribo de Jah

O grupo Tribo de Jah se apresenta sábado (07), a partir das 23h, no bar Santana Bear (av. 19 de Maio, 830, centro). Os ingressos custam R$ 20, antecipados até as 20h, no local. O evento conta com apoio da rádio Praia FM – 106,1. Informações no 3317-4742.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação