Árvore da Amazônia floresce no Guarujá

Uma Couroupita Guianensis, nome científico da popular apricó de macaco floresceu esta semana na região central de Guarujá. A espécie está plantada na rua Washington, em frente ao número 227.

Espécie nativa da Amazônia, onde se reproduz com maior freqüência nas margens dos rios, chega a atingir altura de 08 a 15m, com flores vistosas e muito perfumadas. O fruto é grande, lenhoso e com polpa carnosa. Não há relatos se é comestível ou não.

Direto do caule

A diretora de Áreas de Preservação Ambiental da prefeitura, Cláudia Soukup, explicou que “o interessante desta espécie é que tanto flores como frutos se desenvolvem diretamente do caule. A árvore em florescimento é um dos espetáculos mais belos e curiosos da natureza, com o tronco se cobrindo de flores”, afirmou a diretora.

Cláudia destaca que a espécie é excelente para o paisagismo em geral.

Sementes

“Apesar de a planta ser amazônica, que pode viver muito bem em terrenos alagadiços, ela se desenvolve também em terrenos secos do Centro Sul do país e produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis. Em Guarujá existem raríssimos exemplares, plantados, provavelmente, pela população”, completou a diretora.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação