Bairro São Francisco ganha espaços culturais, em São Sebastião

No Espaço de Cultura Adélia Barsotti serão realizadas exposições

Dois espaços culturais foram inaugurados sábado (16), em São Sebastião, como forma de resgate da cultura caiçara: o Centro Cultural Batuíra e o Espaço de Cultura Adélia Barsotti. Os dois ficam na rua Altino Arantes, no bairro São Francisco.

O Batuíra conta com o auditório Beatriz Puertas, com 45 lugares, onde acontecerão apresentações musicais e espetáculos teatrais. Já o Adélia Barsotti conta com área para mostras de artes plásticas local e do Litoral Norte. Adélia Barsotti ficou conhecida pela confecção de cerâmica e como a última paneleira de barro da região. Antes de falecer, conseguiu preservar a técnica dos escravos às futuras gerações.

O prefeito Ernane Primazzi destacou a grande participação do público e falou sobre a importância do resgate da cultura caiçara. “Esses espaços representam tudo que a atividade cultural traz para o ego da comunidade”.

Completo

Além do auditório, o Centro Batuíra também tem a Sala de Música Casemiro dos Santos, que é uma homenagem a um dos tocadores de marimba da Congada de São Benedito. O espaço recebeu o nome de Antonio Bernardino Tavares, o Bigode, que se tornou Rei da Congada.

A Sala de Artes completa o local e traz o nome de Benedita Rosalina Teixeira, de 88 anos. Dona Dita transforma o quintal de sua casa no “Arraiá da Vó Dita” nas festas de julho, um ponto de encontro de amigos.

Expressões artísticas

Para a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, os dois centros culturais serão incentivo para a comunidade participar de atividades como dança, canto e coral. “Todas as expressões artísticas poderão ser concentradas nesse local”, considerou.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação