Bisnetos do Cacique abre a ‘Folia 2011’, que prossegue até terça (08)

Como já é tradição, o bloco Bisnetos do Cacique abriu o Carnaval de Bertioga na noite desta sexta-feira (04), no bairro Vicente de Carvalho II, com a Corte de Momo. O Rei Momo, a Rainha e a Princesa declararam abertas as festividades para os próximos 04 dias, que prometem atrair cerca de 300 mil foliões, de acordo com estimativas da prefeitura.
Além dos blocos, também estão programados trios elétricos nos bairros e o Carnaval de Marchinhas, organizado pelo Sesc-Bertioga.

Blocos
Os blocos são tradição na cidade. Temas locais e da atualidade revelam o amor das agremiações por Bertioga. O mais antigo deles, com 20 anos de existência, o Num Impurra qué Pió, esse ano, traz o samba enredo ‘Passando a bola’, que fala sobre a transmissão do cargo de diretoria para as novas gerações. Leandro Sudan, filho do presidente da banda, João Sudan, conhecido como João Bicheiro – falecido em 2010 – assume o lugar do pai. E o samba enredo fala sobre essa tradição: “Mas chegou o dia, que a velha guarda vai se retirar, e a nossa banda, a juventude vai comandar”.
O refrão anima os foliões: “Mais uma vez / a Vila se agita / para esperar a favorita / incendiar a avenida / já é tradição / alegria do provão / Num Impurra qué pió nossa paixão”.
As camisetas, os chamados abadás, custam R$ 15 e dão direito a 04 latas de cerveja (para os adultos).

Homenagem
O objetivo dos blocos vai além de proporcionar um Carnaval de qualidade para Bertioga, e demonstra integração entre eles, como é o caso do Bisnetos do Cacique, fundado há 12 anos. O samba enredo deste ano é ‘Dom João do Carnaval’, uma homenagem a João Sudan. “Além de ter sido diretor da Num Impurra, ele comandou o Carnaval local por muitos anos”, lembrou o presidente do Bisneto, Reinaldo da Hora.
Anderson Luiz, o Macula, autor do enredo, canta o refrão: “Bebendo a cerveja, olhando a mulata / No bicho eu acertei na vaca / Vou jogar macaco / Vou jogar leão / Senti saudade, velho amigão”.

Solidariedade
Amor por Bertioga é o tema da Banda da Costa, revelado na letra do samba-enredo: “Bertioga é meu lar, é meu amor, é minha própria vida”.
Com 09 anos de existência, a banda foi idealizada pelos diretores do Sistema Costa Norte de Comunicação e, todos os anos, faz o Carnaval da Solidariedade, que consiste na troca de camisetas personalizadas por 02 kg de alimentos não-perecíveis. A expectativa é arrecadar 12 toneladas, que serão doadas para entidades carentes.
E o refrão promete agitar os foliões: “A Banda da Costa chegou / pra ver a galera sacudir / me beija na boca, que eu quero te ver, na telinha da TV”.

Bairros
A prefeitura programou folia em todos os bairros. O ‘Carnaval Pé na Areia’ acontece diariamente, no palco montado na Praia da Enseada. Todos os dias acontece também o Carna Eletronic, com música eletrônica e DJs, na Praia de Boracéia, e um trio elétrico anima os foliões na praia de Guaratuba.
O Sesc-Bertioga tem programação especial com marchinhas de Carnaval. É o ‘Carnaval Pierro e Colombina’, que acontece na praça Primavera, no Jardim Rio da Praia. Participarão os grupos musicais Folias Brasileiras, Folias Caiçaras e Baque Bolado, nos dias 06 e 07. Na segunda-feira (07), também participará o Grupo Conversa de Botequim.
O Carnaval de São Luis do Paraitinga é outro que estará presente com o ‘Bloco das Meninas’ e o ‘Bloco dos Barbosas’.

Programe-se:

Num Impurra Bisnetos do Cacique Banda da Costa Carnaval Pé na Areia Marchinhas
Sesc Carna
Eletronic Trio
Elétrico Solotéia e Trio Bloco S. Luis
Paraitinga
Sábado
05/03 17h
Centro 22h
Praia Enseada 22h
Boracéia 12h às 18h
Guaratuba
Domingo
06/03 17h
Centro 22h
Praia Enseada 17h às 22h
Praça Primavera 22h
Boracéia 12h às 18h
Guaratuba
Segunda
07/03 22h
Praia Enseada 17h às 22h
Praça Primavera 22h
Boracéia 12h às 18h
Guaratuba 18h
Jd. São
Lourenço 17h
Centro
Terça
08/03 17h
Centro 22h
Praia Enseada 22h
Boracéia 12h às 18h
Guaratuba

A concentração dos blocos começa a partir das 17h, na av. Anchieta, entre as ruas Pires Cuba e Gonçalo da Costa, com saída prevista para às 19h. O percurso será pelas avenidas Anchieta, Vicente de Carvalho e Thomé de Souza, com chegada prevista às 22h, no palco montado na Praia da Enseada, centro.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação