Bolsa Moradia de R$ 400,00 será paga por meio de cartão magnético bancário, em Cubatão

A auxiliar de limpeza Raimunda de Jesus Silva terá mais facilidade para receber mensalmente o valor de R$ 400,00 provenientes da Bolsa Moradia, para o aluguel de onde reside na Vila Natal. Ela teve de deixar a Cota 95 pelo fato de sua casa, em área de risco, ter sido atingida pela queda de uma árvore. “Vai ser bem melhor, bem mais prático, vou receber fora do horário de trabalho e poder pagar o aluguel em dinheiro, do jeito que o dono da casa prefere”, disse.

Ela é uma das 171 pessoas que todo mês dirigem-se à unidade da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social (Semcis), a fim de ter em mãos o cheque do benefício. Na manhã de quarta-feira, 23 de fevereiro, esteve lá para receber esse título de crédito e para transmitir seus dados pessoais, em função da primeira etapa do cadastramento dos beneficiários. Estes terão acesso, a partir de abril, a um cartão magnético bancário sem tarifa, que possibilitará o recebimento direto em agências bancárias e em outros locais.

Na oportunidade, funcionários da Caixa Econômica Federal também compareceram à Semcis para efetuar o cadastramento. A assistente social da Prefeitura Ângela Maria Menezes Pereira Bertolasio explicou: “Essa forma mais moderna de recebimento do benefício foi possibilitada por parceria entre Caixa e Prefeitura”. Conforme disse, a Municipalidade arca com a Bolsa Moradia para famílias que perderam seus domicílios em virtude de incêndios em diferentes épocas e locais. Foram os números de famílias respectivamente: 64, em setembro de 2007, na Vila Caic; 16, em fevereiro de 2009, na Vila dos Pescadores; sete, em setembro de 2008, no Sítio Novo; e quatro, em dezembro de 2009, na Ilha Bela.

  Encostas – Quanto ao total de 80 famílias desalojadas das áreas de risco das encostas da Serra do Mar, disse: “O benefício é pago mediante convênio fixado entre Prefeitura e Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU)”.

Na unidade da Semcis, o supervisor de canais da Caixa Econômica Federal, agência Cubatão, Maurício Antonelli, afirmou que os beneficiários poderão receber o Bolsa Moradia nos chamados correspondentes “Caixa Aqui” que funcionam em caixas de empório e de supermercado, um na Fabril e outro na Rua São Paulo, no Jardim São Francisco. Também cinco lotéricas garantirão o recebimento, sendo estas, por tal possibilidade, chamadas de correspondentes transacionais. Localizam-se nos seguintes bairros: três no Centro, uma no Casqueiro e uma na Vila Nova. As agências bancárias também serão acessíveis aos beneficiários. “Além de a conta não ser tarifada, para sua abertura, exigem-se apenas cópias de cédula de identidade e de CPF”, esclareceu. E acrescentou: “Trata-se de inclusão bancária, não deixa de ser um serviço social. Isso dá autonomia às pessoas. Para a maioria delas é a primeira conta bancária”, disse.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação