Caminhada celebra o Dia Mundial da Água, em Cubatão

O Núcleo de Educação Ambiental de Cubatão (NEA) promove no próximo dia 22 (terça-feira) a 4ª Caminhada ao Longo das Margens do Rio Cubatão. O evento, que faz parte da programação do Dia Mundial da Água, terá a participação de 180 estudantes das escolas municipais Anchieta e Ulysses Guimarães. A concentração está marcada para as 9 horas, em frente à agência da Cetesb, na Rua Salgado Filho, 353, no Jardim Costa e Silva.
“Durante a caminhada, monitorada por professores, os alunos receberão informações sobre a importância histórica, social e ambiental do Rio Cubatão”, destacou a professora, Nancy Canelas. O percurso será feito pela margem direita do Rio Cubatão até o final da Avenida Tiradentes, no Centro, com retorno à Escola Anchieta. A chegada está prevista para as 11 horas. Também participam da atividade as professoras do NEA Maria Lucia e Regina Lavorato.
Reflexão
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. A cada ano, a data é destinada à discussão de diversos temas relacionadas a este importante bem natural. “Trata-se de um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas”, frisou Nancy Canelas. Este ano, o tema é Água para as Cidades.
Vale lembrar que apenas 0,008% de toda a água do planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Também em 22 de março de 1992, a ONU divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (veja quadro). Esse texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação