Caruara inaugura sinalização turística

Na última quarta (23), a ONG PARCEL em parceria com a prefeitura de Santos inauguraram um totem com informações turísticas na entrada do bairro do Caruara no trevo da Rodovia Rio-Santos.
O totem com 6 metros de altura e a escultura gigante do caranguejo Maria Mulata, símbolo da área continental de Santos, foram produzidas pelos artesãos Ricardo de Bertioga e Álvaro Bahamondes, de Ilhabela, com a participação das crianças e da comunidade do bairro.
A coordenadora da ONG PARCEL, que administra a Sala Verde, instalada no portinho do Caruara, participou do programa Praia FM 106,1 em Debate na véspera da inauguração e deu mais detalhes da iniciativa. “Os cerca de R$ 5500,00 do custo do totem foram obtidos através dos projetos “Ponto de Cultura”, patrocinado pelo Governo do estado de SP, e do projeto “Integrando gente preservando nossas riquezas ambientais”, patrocinado pela PETROBRAS. Além da participação da comunidade obtivemos também o apoio da Secretaria de Obras da PMS”, disse.

Produtos turísticos
A coordenadora explicou ainda que a sinalização turística comemora o fim da primeira etapa que capacitou e aprimorou a arte e a culinária do bairro e a formatação dos primeiros produtos (passeios) do bairro que já estão a disposição do trade turístico de Bertioga e região.
São eles: Trilha Histórica das Águas Claras do Quilombo, Passeio ecológico de barco da Ilha Diana até Caruara, City tour em Caruara com degustação do prato típico da Área Continental de Santos, Trilha do Poço Verde, entre outros.
A secretária de Turismo de Santos, Vânia Seixas, comentou sobre a intensificação do ecoturismo: “Nós criamos um setor exclusivo na secretaria para cuidar do ecoturismo na área Continental de Santos, implementando um calendário de eventos culturais e esportivos e provisionando ações e
investimentos até o final do ano”, ressaltou.

Patrimônio da humanidade e da comunidade
O secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Santos, Fábio Nunes, ressaltou a importância da preservação estar ligada a geração de renda nos bairros. “Aqui temos o maciço da Serra do Mar preservado, riqueza de biodiversidade e controle do clima da região. A gente tem um potencial de turismo sustentável com o desafio de envolver as comunidades. Bairros como Monte Cabrão, Iriri, futuro bairro do Cabuçu, Caeté, Guarapa,Trindade e Ilha Diana, conhecidos no meio acadêmico, só terão a garantia da preservação se as comunidades locais entenderem a preservação como fonte de renda”, explica.
O Coronel Cláudio Trovão, administrador do bairro, lembra que a parceria com a PARCEL além de trazer a educação ambiental, auxilia na preservação dos recursos naturais e engaja os moradores nos projetos .
Serviço: os diretores de escola e proprietários de agências de turismo e hotéis da região podem obter mais informações para o agendamento de passeios no site www.parcel.org.br .

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação