Cidade ganha Complexo de Saúde Irmã Dulce

Praia Grande passa a contar com Complexo de Saúde Irmã Dulce, que compreende o Hospital Municipal e o Pronto Socorro do Bairro Boqueirão, conhecido também como Central. Na manhã de sexta-feira (8), foi assinado o convênio de gestão compartilhada do PS entre a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e a Fundação ABC (FUABC). A Administração Municipal fará repasse mensal de cerca de R$ 1,25 milhão para a instituição, pelo serviço.

A solenidade ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim, e contou com as participações do prefeito praiagrandense, Roberto Francisco dos Santos; do presidente da FUABC, Wagner Octávio Boratto; do titular da Sesap, Adriano Springmann Bechara; do deputado federal, Alberto Mourão; do superintendente do Hospital Irmã Dulce, Inácio Peres Lopes Junior e do presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Resende entre outros.

“Felicidade é quando você consegue resolver problemas e propiciar melhor qualidade de vida aos cidadãos. Hoje considero como um dia feliz em minha vida. Este convênio beneficiará toda população praiagrandense, cidades vizinhas e turistas”, destacou o prefeito, Roberto Francisco, que também aniversariava no dia.

O PS Boqueirão já está passando por readequações em sua parte física. As reformas na estrutura funcionarão para melhor organizar o fluxo de atendimento e propiciar maior conforto aos munícipes. As obras se estenderão pelos próximos seis meses. Mesmo assim os serviços prestados à população seguirão rotina normal.

Para que o início da gestão compartilhada atingisse índice baixo de problemas, a Sesap e a FUABC tiveram a preocupação de treinar os funcionários envolvidos no processo. Durante a última semana, as equipes multiprofissionais que atuarão no Pronto Socorro passaram por capacitações, no Anfiteatro do Hospital. Visitas às alas da unidade, palestras e dinâmicas foram desenvolvidas. “Praia Grande sempre acreditou na Fundação ABC. Tivemos avanços em todos os sentidos. Sempre respeitando ao máximo o paciente, nossa filosofia busca atendimento mais humanizado e eficiente. Nesta nova etapa isso não mudará”, declarou o presidente da FUABC, Wagner Boratto.

 

Vitória

O deputado federal Alberto Mourão comemorou o novo marco na saúde de Praia Grande. O parlamentar recordou todos os procedimentos que deram início à gestão compartilhada do Hospital Irmã Dulce, em 2008, e luta em busca de mais recursos para investimentos na área. “Naquela oportunidade a Administração Municipal recebeu inúmeras críticas pelo modelo que estava implantando. Alguns meses depois os elogios começaram a surgir. Atualmente o Irmã Dulce funciona como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista. Outro dado importante que demonstra o sucesso de suas atividades é a redução do índice de mortalidade infantil em Praia Grande”, disse.

 

 

Histórico

Com sede em Santo André, no ABC Paulista, a Fundação ABC é mais conhecida por administrar o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Mas é mantenedora também da Faculdade de Medicina do ABC, na mesma cidade, e dirige ainda o Hospital Municipal Universitário e o Hospital de Ensino Anchieta, ambos em São Bernardo e o Hospital Municipal Alberto Sabin, em São Caetano. Na Baixada Santista, a Fundação é ainda responsável pela administração do Hospital Bertioga.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação