Começam os estudos de viabilidade do programa Porto Valongo

Os estudos de viabilidade do programa de revitalização Porto Valongo Santos estão começando e têm prazo de seis meses para serem concluídos. A prefeitura apresentou nesta quarta-feira (23) a empresa responsável pela elaboração das avaliações necessárias para o projeto, que vai transformar a região portuária, entre os armazéns 1 e 8, em um complexo turístico, cultural, náutico e empresarial.
Contratada pelo poder público por meio de licitação internacional, a Ove Arup & Partners entregará em 06 meses a conclusão dos estudos de viabilidade econômica, técnica, ambiental e social. Sobre a importância dessa nova etapa, o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) destacou que a revitalização da região portuária do Valongo é um processo irreversível e definitivo. “Ela vai colocar Santos no cenário internacional do turismo, além de complementar o processo de revitalização do Centro Histórico, tendo um grande resultado para as futuras gerações de santistas”.

Mergulhão e base da USP
A construção de uma passagem subterrânea para o tráfego de caminhões, o chamado ‘mergulhão’, no trecho a ser revitalizado, está a cargo do governo federal, por meio da Codesp. O complexo Porto Valongo prevê uma base oceanográfica da USP, novo terminal de cruzeiros marítimos, restaurantes, lojas, escritórios, marina pública e museu do porto. O projeto complementa o processo de revitalização do centro santista, que terá ainda no Valongo o Museu Pelé, a nova sede da Petrobras e o Parque Tecnológico de Santos.

Novo terminal
Segundo previsão da Codesp, a licitação para o novo terminal de cruzeiros marítimos, que será instalado no Valongo como parte do projeto de revitalização, deve começar entre o 2º semestre deste ano e o 1º de 2012. Para as obras do mergulhão, estão reservados R$ 300 milhões do PAC e tiveram início os trabalhos de prospecção arqueológica.

Expectativas
Segundo o diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Codesp, Renato Barco, a Autoridade Portuária está envolvida com o Porto Valongo Santos pela relevância do projeto à cidade. “Será muito importante para o crescimento local e para colocar Santos no lugar de destaque que merece no mundo”.
O diretor de revitalização e modernização portuária, da Secretaria Especial de Portos, Antônio Maurício, acredita que a iniciativa será fundamental para a integração do porto com a cidade. “Com ela, Santos vai transformar-se em um símbolo da revitalização portuária”.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação