Conselho do Idoso se prepara para Conferência Municipal

Cerca de 20 pessoas participaram de encontro nesta quarta (04)

A 6ª consulta pública do idoso, realizada pelo Conselho do Idoso de Bertioga, aconteceu quarta-feira (04), na Vista Linda. Cerca de 20 participantes receberam informações sobre alguns pontos do Estatuto do Idoso e puderam expor suas sugestões para serem encaminhadas para a Conferência Municipal do Idoso, que acontece no próximo dia 21, no Sesc-Bertioga. Antes, porém, será realizada a 7ª e última consulta pública, no próximo dia 10, desta vez, no bairro Rio da Praia, na sede da Samjarp (Sociedade Amigos Jardim Rio da Praia), a partir das 14h.

Informações

As consultas públicas são oportunidade de esclarecer questões sobre a relação do idoso com a sociedade, conforme explicou o presidente do Conselho, Walter Santana. Ele lembrou aos presentes a possibilidade de concessão do BCP (Benefício de Prestação Continuada), por parte do governo federal. O benefício pode ser concedido para idosos acima de 65 anos, que comprovem renda familiar menor que ¼ do salário mínimo (cerca de R$ 135), mesmo que não tenham contribuído para o INSS. Para receber, o interessado pode procurar as unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou do CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), em Bertioga. “As assistentes sociais poderão orientar o idoso sobre os documentos necessários”, informou.

Censo

De acordo com Santana, o Conselho do Idoso está fazendo a contagem do número de pessoas acima dos 60 anos no município. O Censo 2010 apontou 1.189 pessoas com idade entre 60 e 94 anos. “Acreditamos que exista cerca de 3,5 mil”, ponderou o presidente do Conselho, que vem buscando informações junto às Secretarias de Assistência Social e da Saúde.

Caminhada do Idoso

No próximo dia 18, o Conselho, em parceria com outras entidades de Bertioga realiza a ‘Caminhada do Idoso’, com saída às 9h, em frente à Câmara de Bertioga. Em 2010, a Caminhada reuniu mais de 200 pessoas

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação