Dia T contra a Tuberculose, em Bertioga

A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Bertioga realizou na última quinta (17), um pedágio nas avenidas Anchieta e 19 de Maio para divulgação de informações sobre a tuberculose e a realização de exames baciloscópicos (exame do escarro) em uma ação denominada “dia T contra a Tuberculose” realizada simultaneamente nos municípios da Baixada Santista.
Segundo a coordenadora do programa, Lúcia Peres Guimarães, foram distribuídas mil cartilhas e realizados 15 exames: “Em 2000 Bertioga registrava 281 casos da doença por 100 mil habitantes, quando a média do estado era de 39 casos por 100 mil habitantes. Esta situação colocou Bertioga como prioridade para o governo do estado que custeou agentes de campo entre outras ferramentas. Hoje, conseguimos baixar para 47,99 por 100 mil, menor que a média da Baixada, que está em 80,9 por 100 mil”, detalha Lúcia que explicou ainda que outro fator decisivo na queda da doença na cidade foi a instituição do Tratamento Supervisionado, que obriga o paciente a tomar a medicação no posto de saúde, evitando desistências, já que muitos abandonam o tratamento assim que os sintomas desaparecem, displicência fatal em muitos casos: “Em 90% dos diagnósticos de tuberculose, os pacientes apresentavam tosse por mais de três semanas e colocavam a culpa no cigarro, em alergias e outros motivos. Não precisa ser uma tosse violenta e que chame a atenção. Outro mito da doença é de que ela atinge classes miseráveis e pessoas expostas a condições sanitárias precárias. Hoje, um rapaz de classe alta, que não se alimenta direito, faz uso de drogas, não dorme direito, é candidato a tuberculose” explica Lúcia.
A mobilização em busca de Sintomáticos Respiratórios será intensificada até o a próxima quarta-feira (23), dia mundial de combate a Tuberculose. Os exames podem ser feitos na Unidades Básicas de Saúde (UBS), situadas no Jardim Vicente de Carvalho II, Vista Linda, Jardim Indaiá e Boracéia, além do Centro de Saúde III, (CS III), no Centro.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação