DVD sobre a memória caiçara será lançado na quinta

Será lançado oficialmente no Teatro Municipal, às 19h, da próxima quinta-feira (14) o DVD “Identidade Caiçara – Memória Histórica”. Paralelamente ao evento, haverá uma exposição de fotos dos caiçaras que participaram do projeto, por meio de depoimentos.

A homenagem é fruto dos trabalhos desenvolvidos pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), por meio do departamento de Patrimônio Histórico. De acordo com a diretora do departamento, Rosângela Dias da Ressurreição, o projeto   nasceu da vontade de registrar a memória em vídeo tendo por objetivo reconstruir e tornar visíveis o modo de vida caiçara.

A professora, também historiadora, explicou que para promover o material, foram feitas entrevistas com 20 caiçaras tradicionais, cujo teor foi posteriormente editado. “Fizemos isso no intuito de lançar luz e dar voz aos caiçaras e à preservação de suas histórias”, afirmou Rosângela. “Foi a partir de tais narrativas que obtivemos as informações sobre as associações, o modo de trabalhar, os momentos festivos, as tragédias, os desabafos, as crenças, as danças, as canções e as superstições, além dos aspectos arquitetônicos das antigas casas, ruas etc. Tudo isso tornou o vídeo mais dinâmico e gostoso de assistir”, observou a diretora.

 

Verba

Inscrito na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o projeto foi posteriormente  contemplado, mediante emenda do deputado estadual Marcos Martins (PT), com o repasse de verba destinada à cultura no valor de R$ 50 mil.

O vídeo, num total de 3 mil exemplares, será distribuído aos alunos e às escolas, em cuja grade curricular consta a história local. Além deles, todos os entrevistados, moradores em Cambury e Santiago, na Costa Sul, Topovaradouro, Topolândia, Centro, Pontal da Cruz, São Francisco e Cigarras, na região central e Enseada, na Costa Norte, serão presenteados com uma cópia.

Serviço: O teatro fica na rua Dr. Altino Arantes, 2, no Centro.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação