Você está aqui:Home » Editorias » Cidades » Bertioga » Idosos participam de encontro sobre sexualidade

Idosos participam de encontro sobre sexualidade

Público presente realizou dinâmicas de grupo

Por Ana Cláudia Gomes

Cerca de 180 idosos de Bertioga participaram de encontro com o tema ‘Sexualidade na Terceira Idade’, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, no Ginásio do Sesc-Bertioga, nesta quarta-feira (17).
Durante todo o dia, os participantes contaram com palestras sobre sexualidade e alimentação saudável. Dinâmicas com acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais também serviram de instrumentos para conhecer melhor os idosos da cidade.
Para o secretário Dinarte Sevilhano, o encontro foi bastante proveitoso. “Esse encontro nos dará um retrato da questão do idoso no nosso município”.

Aids
A assistente social Valéria Teisiere revelou que o tema sexualidade foi proposto pelos próprios participantes, que freqüentam o Centro de Convivência Zeferino Orlandini, além dos CRAS (Centos de Referência de Assistência Social). “O idoso não tem o hábito de se prevenir durante as relações sexuais e os índices de HIV e DST estão bastante elevados nessa faixa etária, por isso, a importância do tema”, ressaltou.

1ª vez
O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) disponibilizou 5 funcionários para a coleta de exames de sangue para testagem de Aids. Segundo Valéria, esta será a 1ª vez que o município conhecerá o número de idosos com a doença, caso ela seja detectada. “Os exames são realizados, mas em um universo entre jovens e idosos. Esse resultado será importante”, calculou.

Temas
Valéria também informou que a intenção é realizar encontros com idosos a cada 3 meses, com temas variados. “Fizemos uma pesquisa e solicitamos que os participantes indicassem os temas. Vamos compilar os dados e definir”.
O casal Lúcia Saula e Waldemar Bosak participou do encontro e elogiou a iniciativa. “Tudo que a Secretaria e o Fundo Social fazem é de muita qualidade”, comentou Lúcia. Entre os temas indicados pelo casal para serem abordados nos próximos encontros são maus tratos contra idosos, direitos da Terceira Idade e acessibilidade.

Certificados
Ao final do encontro, os idosos receberam certificados pela participação. O encontro contou com apoio do FSS (Fundo Social de Solidariedade), do Sesc-Bertioga, que cedeu o local, e da ACCB, que ficou responsável pelo coffe-break durante o evento.

Artigos Relacionados

Sobre o autor

Número de entradas : 6596

Deixe um comentário

*

© Copyright 2012 - Sistema Costa Norte de Comunicação

Voltar para o topo