Você está aqui:Home » Editorias » Cidades » Brasil » Marinha do Brasil abre inscrições para cursos de aquaviários

Marinha do Brasil abre inscrições para cursos de aquaviários

Interessados em trabalhar em embarcações que exercem atividades voltadas ao turismo e em empresas marítimas podem se inscrever para os cursos de marinheiro auxiliar de convés (MAC) e de marinheiro auxiliar de máquinas (MAM). O processo seletivo, com 70 vagas disponíveis, será aberto pela Marinha do Brasil a partir do dia 5 de agosto e seguirá até o dia 23 do mesmo mês. As inscrições poderão ser feitas no período das 9 horas às 11h30, na delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião. As duas atividades – que fazem parte da formação de aquaviários – estão em atual expansão na região litorânea paulista.
Aprovado, o aluno receberá um certificado de conclusão de curso, atestando que está qualificado para compor a tripulação de embarcações com arqueação bruta menor que 300 e potência de máquina propulsora menor que 250KW, empregadas na navegação interior, nas funções de MAC e MAM.

Requisitos
Entre os requisitos para participar da seleção está ser brasileiro, maior de 18 anos de idade até o dia da inscrição, e ter nível de escolaridade mínima do 6º ano do ensino fundamental. Os documentos necessários para a inscrição são: cópias do CPF, RG e de comprovante de residência, além de cópia autenticada do comprovante de escolaridade. Também é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 8,00.
Os cursos terão duração de duas semanas (de 7 a 8 de outubro e de 28 de outubro a 8 de novembro) e serão ministrados na cidade sebastianense, no turno da tarde, das 13 às 19 horas. Durante a realização do curso, o material de ensino será cedido aos alunos, por empréstimo. Os candidatos também terão direito a merenda escolar, durante o período.

Etapas
Ao todo, serão duas etapas do processo seletivo. A primeira trata-se de uma prova escrita eliminatória, sobre conhecimentos de português e matemática, agendada para 1º de setembro. Será considerado aprovado nesta etapa o candidato que obtiver nota mínima cinco em cada uma das disciplinas. O resultado será divulgado em 9 de setembro, em quadro de avisos na delegacia.
Já a segunda etapa do exame consiste em os candidatos apresentarem atestado de saúde ocupacional, para ser submetidos a teste de suficiência física a ser realizado no período de 16 a 20 de setembro, composto de: prova de natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de dez minutos. Ficarão desclassificados do processo de seleção os candidatos que não obtiverem aprovação nos índices do teste de suficiência física.
A divulgação dos resultados finais do processo seletivo estará disponível no período de 23 a 27 de setembro. O edital completo pode ser consultado nas dependências da Capitania dos Portos de São Sebastião. Mais informações: (12) 3892-1555/1550 ou pelo e-mail: secom@dlsseba.mar.mil.br.

Artigos Relacionados

Sobre o autor

Número de entradas : 6223

Deixe um comentário

*

© Copyright 2012 - Sistema Costa Norte de Comunicação

Voltar para o topo