Você está aqui:Home » Destaque » Atendimento de Saúde do Guarujá, agora vai até a porta das casas

Atendimento de Saúde do Guarujá, agora vai até a porta das casas

Um novo conceito de saúde pública começa a ser implantado em Guarujá. No último sábado (26), a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) entregou a primeira das cinco novas Usafas (Unidades de Saúde da Família), que beneficiarão 75 mil pessoas ao todo. A Usafa Jardim dos Pássaros foi inaugurada com uma Farmácia do Cidadão, que também contemplará aquela região. No local, funcionava uma antiga UBS (Unidade Básica de Saúde). O fator que diferencia uma UBS de uma Usafa é que, na primeira, o paciente vai ao equipamento público e na segunda o atendimento vai até a porta da casa das pessoas.
O espaço, além de ser reconstruído foi ampliado para se adaptar a estrutura de Unidade de Saúde da Família. Cerca de 15 mil munícipes serão beneficiados por cada Usafa. A do Jardim dos Pássaros tem quatro equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família), que estabelecerão vínculos com a comunidade realizando atendimento domiciliar, da área paralela à avenida Adhemar de Barros, que vai do Ferry Boat à via Santos Dumont, contemplando Jardim dos Pássaros, Jardim Primavera e Santo Antônio.

Parceria
Cada equipe é composta por um médico, uma enfermeira, dois técnicos de Enfermagem e seis agentes comunitários de Saúde. A unidade será ainda a primeira a contar com profissionais do Instituto Corpore, que estabeleceu uma parceria com o município para o atendimento. As outras quatro Usafas em construção serão no Jardim Las Palmas, Jardim Progresso, Morrinhos II e o Jardim Conceiçãozinha.

Investimento
A prefeita apontou que o investimento para reestruturar a unidade foi de R$ 1,1 milhão. “Esta será a primeira unidade que contará com a parceria do Instituto Corpore, que vai nos ajudar a ampliar o atendimento que vai primar pela Saúde”, disse. Ela acrescentou ainda que conquistou dez unidades de Saúde junto ao presidente Lula, que liberou cinco em sua gestão e as outras cinco foram liberadas pela presidenta Dilma Rousseff.

Atendimento:
Usafa e Farmácia do Cidadão: rua Rouxinol, 25, Jardim dos Pássaros.
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo que daqui há 30 dias, a Farmácia atenderá até às 20h.

Artigos Relacionados

Sobre o autor

Número de entradas : 6817

Deixe um comentário

*

© Copyright 2012 - Sistema Costa Norte de Comunicação

Voltar para o topo