Você está aqui:Home » Destaque » 80 pontos de praias estão impróprios para banho de mar

80 pontos de praias estão impróprios para banho de mar

Praia da Enseada, em Bertioga, assim como 8 outros pontos da cidade avaliados estão todas impróprias

O Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas desta sexta-feira (07), divulgado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de SP) apontou o total de 80 pontos de praias impróprias para o banho de mar no Litoral do Estado. A recomendação assim é para que se evite entrar na água em locais identificados com a bandeira vermelha da Cetesb, bem como após chuvas intensas.

O número de praias impróprias (80) representa 51% dos locais de amostragem analisados. Na Baixada Santista, dos 68 pontos avaliados 54 estão impróprios. No Litoral Norte, a situação é um pouco melhor: de 84 locais 26 estão desfavoráveis a banhos. O motivo, segundo a Companhia decorre em função do acréscimo da população e o aumento do índice de chuvas ocorridas na passagem do ano, principalmente na Baixada Santista, que apresentou uma média pluviométrica de 190 milímetros – acumulado de 01 a 03 de janeiro.

Contaminação

A Cetesb também alerta que nestas condições “este aumento da contaminação por enterococos (indicadores de contaminação fecal), está diretamente relacionado com a poluição difusa que carreia para o mar contaminado de várias origens, como por exemplo, volume de água das chuvas que segue para o mar e a sujeira das vias públicas.”

Surto em Guarujá

No caso específico das praias localizadas em Guarujá, acrescenta a Cetesb, “onde já se registra um surto de gastroenterite, os dados de contaminação já foram encaminhados para os órgãos competentes da área de Saúde, que estão realizando investigação detalhada para detectar possíveis causas.”

A expectativa da Companhia é que com a redução do número de turistas e, caso não se repita as chuvas intensas para os próximos dias, essa situação deva apresentar uma melhora nas condições das praias.

O Boletim de Balneabilidade pode ser consultado no site www.cetesb.sp.gov.br

Praias impróprias na Baixada Santista:

Bertioga – todas as 09 (Boracéia, Guaratuba, Boracéia-Colégio Marista, São Lourenço-próximo Morro), São Lourenço-Rua 2, Enseada-Indaiá, Enseada-Vista Linda, Enseada-Sesc e Enseada-Rafael Costábile)Guarujá – de 11, 06 impróprias (Perequê, Pernambuco, Enseada-Estr.Pernanbuco, Enseada-Av. Atlântica, Enseada-Av.Sta. Maria e Pitangueiras-R.S.Valadão)        

Santos – todas as 07 (Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino-Rua Olavo Bilac e José Menino-Rua Fred. Ozanan)

São Vicente – de 06, 04 impróprias (Praia da Divisa, Milionários, Gonzaguinha e Prainha)

   

Praia Grande – todas as 12 (Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupi, Ocian, Vila, Maracanã, Vila Caiçara, Real, Flórida e Jd. Solemar)

           

Mongaguá – de 06, 05 impróprias (Vl. São Paulo, Central, Vera Cruz, Agenor de Campos e Itaóca)

Itanhaém – de 10, 05 impróprias (Suarão, Centro, Pescadores, Jd.São Fernando e Balneário Gaivota)

Peruíbe – todas as 06 (Icaraíba, Pq.Turístico, Baln.S.J.Batista, Av. São João, Prainha e Guaraú)

Praias impróprias no Litoral Norte:

São Sebastião – de 29, 04 impróprias (Prainha, Cigarras, Pontal da Cruz e Saí)

Ilhabela – dee 13, 05 impróprias (Siriúba, Portinho, Pinto, Viana e Ilha das Cabras)

Caraguatatuba – de 15, 09 impróprias (Tabatinga-Rio Tabatinga, Mocóca, Cocanha, Martim de Sá, Prainha, Centro, Indaiá, Palmeiras e Porto Novo)

Ubatuba – de 26, 08 impróprias (Rio Itamanduca, Itaguá-Av. Leovegildo 240, Itaguá-Av. Leovegildo 1724, Iperoig, Enseada, Santa Rita, Perequê-Mirim e Lázaro)

Fonte: site Cetesb

Artigos Relacionados

Sobre o autor

Número de entradas : 6600

Deixe um comentário

*

© Copyright 2012 - Sistema Costa Norte de Comunicação

Voltar para o topo