Estado fornece R$ 3,1 milhões para recuperação da Estrada dos Castelhanos, em Ilha Bela

Prefeito Colucci, durante vistoria na área, semana passada

Atendendo à solicitação do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), o governo estadual realizará as obras necessárias na estrada que dá acesso à comunidade tradicional caiçara e um dos pontos turísticos mais visitados do arquipélago, Castelhanos. O decreto que expediu a ordem de serviço para execução de obras de recuperação da Estrada Parque dos Castelhanos (SPA-004/131) foi publicado no último dia 04, no DOE (Diário Oficial do Estado). O valor do investimento é de R$ 3.177.430,39 e a empresa contratada é a S.O. Pontes Ltda.
Em razão da chuva dos últimos dias, atualmente, a estrada encontra-se interditada pela Defesa Civil. Na última segunda-feira (10), Colucci recebeu em seu gabinete um grupo de jipeiros para tratar da situação. Ele explicou todo o processo envolvendo a estrada e as intervenções realizadas nos últimos dois anos.

Melhorias
A própria comissão de jipeiros, segundo a prefeitura, reconheceu que a estrada melhorou. Hoje, 80% do leito carroçável apresenta condições de tráfego e apenas o final da estrada – aproximadamente 4 km – tem problemas em razão da forte chuva. Na reunião ficou definido o início da manutenção emergencial para terça (11), porém, ainda na noite de segunda (10) voltou a chover forte no arquipélago, impedindo a realização do trabalho.
Para a obra, a prefeitura receberá da Petrobras parte do material (cascalho) a ser utilizado e custeará o transporte até o local. “É inadmissível que a estrada fosse tratada como antes. Há 10 anos que tratavam a situação de forma amadora”, enfatizou Colucci.

Cessão de domínio
Em março de 2010, a Prefeitura decretou a cessão do domínio da Estrada de Castelhanos do município para o Estado, na sede do Peib (Parque Estadual de Ilhabela). Na mesma cerimônia, o então secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, e o secretário adjunto dos Transportes, Silvio Aleixo, assinaram a resolução conjunta que dispõe sobre a implantação e operação da rodovia SP-004/131. Como Estrada Parque, a via, que corta o Parque Estadual de Ilhabela de Oeste a Leste, dando acesso à Baía de Castelhanos passará por medidas regulatórias.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação