Folia de Reis resgata costume e emociona o público de Bertioga

Grupo percorreu as ruas do município até chegar à Igreja São João Batista

A tradicional Folia de Reis foi resgatada pela Cia. Teatral Armageddon, em Bertioga, que apresentou a encenação percorrendo as ruas da cidade nesta quinta-feira (06). A iniciativa foi da prefeitura, em parceria com a Paróquia São João Batista.

Entoando canções populares relativas à visita dos reis magos ao Menino Jesus, os 10 integrantes da Cia. e os músicos saíram da Casa da Cultura, na av. Thomé de Souza indo em direção à Igreja Católica, também no centro.

Pelo caminho, moradores saíam de suas casas, para apreciar a encenação e lembrar uma tradição que ocorria em Bertioga há mais de 50 anos, como conta a aposentada Jamile Bichir Canoilas. “Um grupo do Montão de Trigo [ilha] vinha cantar aqui e meu pai abria a porta e falava ‘vamos acolher o Santo Rei’”, lembrou dona Jamile.

Cânticos

A aposentada entoou, emocionada, um dos cânticos que lembra a história vivida por ela aos 12 anos: “Senhor e dono da casa, vai chegando a folia, vem beijar a nossa bandeira e escutar a cantoria”. “Era essa música que eles cantavam e pediam para as pessoas abrir a porta”, comentou.

A procissão da Folia de Reis terminou na Igreja, quando foi celebrada uma missa.

História

De acordo com a história, no período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 06 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade, entoando versos relativos à visita dos reis magos ao Menino Jesus.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação