Golfinho é encontrado na praia do Itaguaré

Animal não tem ferimentos e se encontra dentro dos parâmetros nutricionais normais

Um filhote de golfinho, da espécie ‘Stenella st’, foi resgatado na Praia de Itaguaré, em Bertioga, na manhã desta sexta-feira (18). Pescadores locais foram quem acionaram membros da DOA (Diretoria de Operações Ambientais). O animal, que era uma fêmea estava encalhado na faixa de areia da praia e já apresentava certa exaustão devido as tentativas frustradas em retornar à água.

A veterinária Andrea Maranho, do Cram (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos) Reviva, de Guarujá, também participou do resgate e informou que o animal não faz parte de uma linhagem comum entre os golfinhos. Ele vive em grupos e pode ter se desgarrado dos demais pela inexperiência em águas rasas, agravada pela baixa visibilidade do período noturno.

Cuidados e soltura

Para prestar os cuidados necessários, os guardas ambientais de Bertioga precisaram transportar a fêmea cerca de 300m até a margem do rio Itaguaré, que apresentava correnteza suave. 

Em uma análise preliminar, a veterinária informou que o filhote não apresentava nenhum tipo de ferimentos e se encontrava dentro dos parâmetros nutricionais normais. Assim, a equipe permaneceu na guarda do golfinho, apenas como medida de precaução, para que ele pudesse descansar e então ser recolocado em águas marinhas.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação