Guarda Mirim será entregue oficialmente na segunda (09), em São Sebastião

A Administração de São Sebastião entrega oficialmente, na próxima segunda-feira (09), àS 18h, o projeto da Guarda Mirim, cuja base ficará em Barequeçaba, região central. Com incentivo da Secretaria de Segurança Urbana, o objetivo da Guarda Mirim é proporcionar aos adolescentes noções de cidadania. Dentre as principais atividades destaca-se a inserção no mercado de trabalho, visando a profissionalização, princípios éticos e morais, permanência e sucesso escolar, afirmou a prefeitura. 

“Os jovens serão treinados e capacitados para o mercado de trabalho, com disciplina, tornando-se, inclusive, referência na cidade”, avalia o secretário de Segurança Urbana, Dias Filho.

Grade curricular

Na visão do comando da Guarda Mirim, é gratificante e um desafio poder orientar os jovens, dando noções de cidadania, hierarquia, disciplina, além de matérias pedagógicas, como história, educação moral e cívica, inglês, espanhol, música, entre outras, num total de 26 matérias na grade curricular.

“Os adolescentes passarão por um curso de 10 meses, com preparação para o mercado de trabalho, de forma honesta, capacitada e, dentro dos requisitos legais, pertinentes a Lei do Jovem Aprendiz, dando oportunidade aos adolescentes sebastianenses de conquistarem o primeiro emprego”, enfatizou o comandante da Guarda Mirim, GCM Renato de Pádua.

Para o sucesso do projeto, a prefeitura contou com apoio da Seduc (Secretaria da Educação), que fez a cessão do prédio, onde está estruturada a base, e que cedeu também professores, microônibus, entre outros benefícios.

Contratação

Após a conclusão do curso de formação, o adolescente poderá ser contratado, por prazo determinado, pela Administração ou pela iniciativa privada, aplicando-se as disposições da lei federal que dispõe sobre o trabalho do menor aprendiz e suas respectivas alterações. As empresas ou organizações que contratarem integrantes da Guarda Mirim gozarão de incentivo fiscal correspondente a desconto de até 30% do valor gasto com a respectiva folha de pagamento dos menores, a ser abatido do IPTU devido pela empresa ou entidade.

Serviço

A inauguração acontecerá na base da Guarda Mirim, localizada na rodovia Prestes Maia, s/n, em Barequeçaba.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação