Ortopedista responde dúvidas sobre prevenção e tratamento de artrite e artrose

O especialista Damião Castro

As artrites, artroses e outras enfermidades relacionadas às articulações do corpo foram os temas do programa ‘Saúde na Praia’, da rádio Praia FM – 106,1, desta segunda-feira (09), com o ortopedista de Bertioga, Damião Guedes Castro.
Os ouvintes mandaram perguntas sobre dores nos joelhos, braços, cotovelos, dificuldade para exercer as tarefas corriqueiras do dia-a-dia, além de dúvidas sobre tipos de tratamento e prevenção das doenças. O ortopedista explicou que a artrite é um processo inflamatório das articulações que acometem pacientes de todas as idades incluindo os esportistas. Já a artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem das articulações que acometem principalmente pacientes da Terceira Idade que em muitos casos precisam se valer de cirurgias substituindo cartilagens do joelho, cotovelo, ombro ou quadril por próteses.

Prevenção
Entre os fatores que ajudam a prevenir as doenças está uma alimentação balanceada; a prática regular de exercícios; não estar obeso ou mesmo com sobrepeso; e evitar atividades laborais ou mesmo recreativas que concorram para a inflamação nas articulações (carregar peso em excesso, por exemplo).
Outro assunto abordado pelo ortopedista foi a prática de esportes. O médico frisou a importância de um aconselhamento médico para que o esforço seja adequado ao biotipo de cada um: “A intenção de quem pratica esporte é cuidar da saúde, porém, se praticado sem orientação, pode trazer lesões e problemas à saúde”, disse Damião.

Gravidez
Já o ginecologista e obstetra Jurandyr Teixeira das Neves, também presente, falou sobre as dores nas articulações e outras partes do corpo da mulher durante a gravidez. Segundo ele, o peso da barriga compromete o equilíbrio da mulher que para compensar acaba inclinando o corpo, provocando dores. “A grávida deve evitar chinelos e calçados baixos. O ideal é que a partir do quinto mês, ela passe a usar saltos entre 3cm e 3,5cm”, detalhou o médico.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação