Prefeito

Prefeito e secretário estadual celebram parcerias na área social

A ampliação dos programas Viva Leite e Renda Cidadã e Ação Jovem estão entre as conquistas. Prefeito também solicitou a construção de um Centro de Convivência do Idoso

O prefeito de Bertioga Caio Matheus, acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda Patrícia Ianda, estiveram, na segunda-feira, 7, em reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro. O encontro foi realizado na sede da pasta, na capital paulista.

Entre os pedidos apresentados ao secretário, estão um Centro de Convivência do Idoso (CCI), cuja capacidade de atendimento é para 200 idosos, com investimento de R$ 250 mil, tendo como público alvo, idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social. O prefeito também solicitou a implantação, em Bertioga, do programa Vila Dignidade, voltado ao atendimento de idosos independentes e em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa visa à construção de equipamento público constituído de moradias assistidas em pequenas vilas, adequadas a essa população, com áreas de convivência social, para garantir  acompanhamento social permanente ao público beneficiado, integrado à rede de serviços do município.

Pesaro comprometeu-se em articular com o secretário estadual de Habitação Rodrigo Garcia, para garantir que esse programa seja uma realidade em Bertioga. “O programa Vila Dignidade é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, a Secretaria da Habitação, a CDHU e as prefeituras dos municípios paulistas”, citou.

O programa Recomeço foi outro pedido feito por Caio Matheus e pela secretária, como forma de adequar as entidades a se tornarem comunidade terapêuticas. Já o programa Viva Leite será ampliado em mais dois mil litros por mês, ou seja, dos sete mil já fornecidos para nove mil. Este programa abrangerá a área das Chácaras que, em outubro deste ano, receberá um Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

O Secretário Floriano Pesaro também declarou que fornecerá informativos da área da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, que serão disponibilizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras)  e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, além dos outros equipamentos da assistência social.

Outra importante conquista obtida foi a ampliação de vagas para os programas Renda Cidadã e Ação Jovem, ampliando em 300% o atendimento na cidade. O referenciamento das unidades do Cras no município possibilitará o aumento do repasse e a possível implantação de mais uma unidade do equipamento nas aldeias indígenas.

O prefeito de Bertioga Caio Matheus avaliou positivamente a visita ao secretário estadual; ele destacou que importantes políticas públicas serão desenvolvidas e, outras, ampliadas, no intuito de minimizar as vulnerabilidades sociais registradas no município. “O encontro foi muito produtivo, focado em um diagnóstico técnico e determinante para projetarmos a realização de ações que atendam às demandas sociais existentes na nossa cidade”.

Bertioga

Da redação

 

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação