Projetos do Costa Norte integram grade curricular de Bertioga

Dois projetos do Sistema Costa Norte de Comunicação com apoio da Sabesp, farão parte da grade curricular dos alunos do ensino fundamental de Bertioga em 2011: o ‘Costa Norte Escola: comunicando para educar’ e o ‘Projeto de Leitura Jornal Costa Norte’.

O primeiro foi desenvolvido durante o 2º semestre do ano passado e consiste em concursos que envolvem alunos da rede pública do 1º ao 5º ano em atividades pedagógicas que desenvolvam a criatividade como ilustração, desenho, poesia e redação.

Este ano, com a integração à grade curricular, os temas foram escolhidos pela Secretaria Municipal da Educação, baseados no conteúdo das apostilas do Sistema de Ensino Opet. A cada mês, os professores de cada ano trabalharão um tema. Este mês, os alunos do 1º ano trabalharão o tema ‘Lugar onde vivo’ e deverão desenvolver uma ilustração.

Em março, o tema será ‘Economia de água’ e os alunos do 2º ano deverão desenvolver uma frase com desenho. Em abril, a ‘Biodiversidade’ será o tema para os alunos do 3º ano, que deverão fazer um cartaz com a temática.

Já em maio, o tema será ‘Transformações ambientais’, para os alunos do 4º ano desenvolverem uma poesia. Em junho, o tema será ‘O ar que respiro’, para os alunos do 5º desenvolverem uma redação.

Prêmios

Como em 2010, os três melhores trabalhos de cada categoria receberão prêmios. Os alunos, ganham um vídeo game Play Station 2, cada um; o professor e o diretor da escola, uma câmera fotográfica digital; e a escola, poderá escolher entre um scanner, uma impressora ou uma multifuncional.

Cerimônia

Diferente do que ocorreu no ano passado, dessa vez, a premiação será feita no mês de julho, quando todos os vencedores participarão de uma cerimônia única, que acontecerá no Sesc-Bertioga, novo parceiro da iniciativa, que já conta com o apoio da Sabesp.

Os certificados para os alunos serão entregues todos os meses e divulgados no JCN (Jornal Costa Norte), como forma de incentivo para os demais alunos.

Leitura

Outra iniciativa que também integrará a grade curricular das escolas municipais é o ‘Projeto de leitura Jornal Costa Norte’. Consiste em disponibilizar exemplares do JCN semanalmente para as escolas do ensino fundamental. A partir daí, os professores realizarão trabalhos baseados nas notícias veiculadas do periódico. O objetivo é estimular o hábito de leitura, ampliando o vocabulário e a expressão escrita, além de promover discussões sobre assuntos da atualidade.

Outros projetos

Os dois projetos do Costa Norte estarão sendo desenvolvidos durante o ano juntamente com projetos já conhecidos da comunidade escolar, como o ‘Criança Ecológica’, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e o ‘Projeto Clorofila’, desenvolvido pela Sobloco Construtora.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação