Propostas para integração do transporte coletivo são definidas em reunião técnica

Ceat irá analisar o plano e, se for o caso, apresentar alterações

Pela 2ª vez nesta semana, membros da prefeitura de Bertioga, Câmara Municipal, Ceat (Comissão de Estudos e Análises do Transporte Urbano) e da Viação Bertioga se reuniram para definir as modificações técnicas para implantação do projeto de integração do transporte coletivo urbano de passageiros no município.
O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), no Gabinete do prefeito Mauro Orlandini (DEM), com as presenças do diretor de Trânsito, Nelson Jorge de Castro; vereador Renato Faustino (PT); presidente da CEAT, Espedito Dias Romão; e o gerente ambiental da Viação Bertioga, Felipe Sobral; entre outros.

Mudanças
Ficou definido que as mudanças sugeridas à Viação Bertioga se referem ao itinerário da T1 (Linha Tronco 1), manutenção do traçado da A1 (Alimentadora 1), além da antecipação da implantação da A2 (Alimentadora). Após análises, a T1 sofreu alterações no seu trajeto inicial, do Centro a Riveira. O itinerário se inicia no Ferry-Boat, passando pelo Pronto Socorro, avenida Anchieta, Sesc e Cantão do Indaiá, finalizando na Riviera de São Lourenço.
No entanto, a Alimentadora 1 permaneceu com seu trajeto inicial, circulando entre os bairros Jardim São Lourenço e Riviera.

Novidade
A novidade será a antecipação da introdução da A2, que do centro até Vicente de Carvalho II percorrerá o trajeto do Ferry-Boat, prefeitura, Pronto Socorro, rua Airton Senna, Jardim Albatroz e Vicente de Carvalho II, com término na Padaria do Manolo, no mesmo bairro.
Agora, as modificações serão analisadas pela gerência operacional da viação, por meio de novas medições (tempo e percurso) e logística. Na próxima terça-feira (15), representantes da empresa de ônibus, Ceat e do Trânsito Municipal estarão percorrendo os trechos da T1, A1 e A2, para a conclusão das viabilidades técnicas e operacionais.
A prefeitura informou ainda que na terça (15) serão definidas oficialmente as datas, com local e horário, para realização das audiências públicas para que a sociedade conheça o projeto. Inicialmente está previsto que as explanações à população aconteçam na prefeitura, em Vicente de Carvalho II e no Jardim Indaiá.

Outros itinerários
Castro esclareceu também que as mudanças no projeto também irão ocasionar alterações nos itinerários atualmente disponibilizados, pois a linha Tronco 1, substituirá a atual Linha 04, que faz a ligação do Ferry-Boat ao Jardim Indaiá. Já a A1 substituirá parte da linha 08, que deixaria de ir ao Jardim Indaiá, passando pela rua Valdemar Costa Filho, completando seu percurso somente até a Riviera, sem passar pelo Jardim São Lourenço.
Conforme a prefeitura, as linhas Alimentadoras 1 e 2 farão a integração com a linha Tronco 1, nos pontos de incidência de embarques e desembarques, A1- A2-T1.

SIT
O SIT (Sistema Integrado de Transporte) conta com quatro fases distintas, que prevê a fusão de algumas linhas já existentes e a criação de duas linhas-tronco, as populares vias expressas, já determinadas para operarem na av. Anchieta e rodovia Rio-Santos; e as linhas alimentadoras, que estarão em circulação nos bairros, transportando os passageiros em localidades específicas e os conduzindo até as linhas-tronco para a continuidade da mobilidade viária no perímetro municipal, do centro a Boracéia.

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