Recadastramento para utilizar ônibus da Aetub vai até dia 21

Os estudantes associados à Aetub (Associação dos Estudantes Técnicos e Universitários de Bertioga) têm até a próxima sexta-feira (21) para fazer o recadastramento para utilização dos ônibus que fazem o transporte para instituições de ensino em outros municípios.
Para o recadastramento é preciso apresentar os comprovantes de matrícula na instituição e o de residência, na sede da entidade, que fica na rua Luiz Pereira de Campos, centro da cidade.
Segundo o novo presidente da Aetub, Luciano Pinto dos Santos, todos os estudantes devem apresentar a documentação, mesmo já estando cadastrados e utilizando o ônibus ou cujo nome conste na fila de espera.
Após o dia 21, conforme explicou Santos, a entidade conhecerá o número exato de alunos que necessitam do benefício. “Teremos uma listagem real. Atualmente, só na lista de espera, constam 530 nomes”, revelou ele, apontando, ainda, que alguns alunos que estão nessa lista sequer estão matriculados. Até o dia 13, dos 530, somente 40 haviam apresentado a documentação necessária.

Aumento da verba
O objetivo, segundo Santos – que foi eleito em dezembro de 2010 –, é cumprir o que determina a legislação que estabeleceu o repasse de verbas da prefeitura para a associação para locação dos ônibus. “Parece ser uma atitude radical, mas a intenção é aumentar a verba”. Segundo ele, a entidade tem conhecimento do aumento da demanda, entretanto, não consegue quantificar. Com o recadastramento, será conhecido o número correto de usuários e dos que aguardam uma vaga para que a entidade possa pleitear junto ao Poder Público o aumento de verbas para locação de mais ônibus, se for o caso.

Desafio
Além de conhecer a demanda exata, a nova diretoria da Aetub tem outro desafio neste início de ano. O contrato com a empresa de transporte vencedora da licitação encerrou em dezembro do ano passado e um novo processo licitatório já foi iniciado. “Pretendemos solicitar propostas para, no mínimo, 7 empresas, negociando ao máximo o valor”, comentou Santos.
O repasse atual da prefeitura, conforme a lei 848/09, é de R$ 99 mil por mês, o que representa R$ 11 mil por veículo.

Novo PL
Para alteração desse valor, será necessário novo PL (Projeto de Lei) que deverá passar por aprovação na Câmara. “O valor do novo contrato pode ser maior ou menor. Somente após conhecer a demanda real e os valores apresentados pelas empresas, poderemos tomar alguma medida”, disse.
Santos ainda informa que, caso seja necessário, poderá ser assinado um aditivo contratual com a empresa que presta o serviço atualmente para continuação do serviço no início do ano letivo, previsto, em algumas instituições, para o dia 07 de fevereiro.

Lista
A listagem com os nomes dos alunos que terão direito a utilizar os ônibus e os que farão parte da lista de espera será publicada no BOM (Boletim Oficial do Município), após o encerramento do prazo de recadastramento.

Reformulação
Outro objetivo da nova diretoria é fortalecer a entidade. Segundo Santos, o site será reformulado e o associado contará com um espaço para publicar o currículo, visando a possível contratação para estágio.
O associado também terá opção de imprimir o boleto para pagamento da mensalidade, além de contar com consulta aos demonstrativos financeiros e listagem para utilização dos ônibus. “Queremos fortalecer a entidade e mostrar que não trabalhamos apenas para o transporte, existem outros benefícios”.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação