Samu recebe mais 03 ambulâncias para atendimento

O Litoral Norte, por meio do município de São Sebastião, capacitado como sede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) recebeu essa semana mais três ambulâncias, que foram entregues, pelo Ministério da Saúde, ao prefeito da cidade, Ernane Primazzi (PSC). Agora, a região, que compreende também os municípios Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, contará com um total de 17 ambulâncias, sendo 14 básicas e 03 avançadas. Somente em São Sebastião, 06 ambulâncias estão preparadas para atendimento à comunidade. Dessas, 05 são básicas e 01 avançada, com equipamentos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Em Ilhabela há 02 veículos, que continuam baseados no Corpo de Bombeiros local.
“Na realidade essas três ambulâncias viriam no próximo lote de licitação do Ministério da Saúde, que aconteceria em março próximo, como reposição técnica, porém, com muita vontade política, o prefeito fez contato no Ministério e antecipou esta entrega”, afirmou o secretário da Saúde sebastianense, Aldo Pedro Conelian.

Atendimentos
Desde o início de seu funcionamento, em 22 de novembro de 2010, o Samu atendeu, até dia 31 de janeiro deste ano, 8.391 ocorrências no Litoral Norte, entre acidentes de trânsito, casos clínicos, quedas e acidentes em residências. Somente do mês de janeiro, do dia 1º a 31, o Samu atendeu 4.427 ocorrências na região, sendo que, em São Sebastião foram 1.427. Dessas, 829 foram casos clínicos e 316 traumas, como afogamentos, quedas em altura, acidentes de trânsito, entre outros. Já em Caraguá, foram 1.410 ocorrências; em Ilhabela, 557 e, em Ubatuba, 1.028.
O Samu, que atende pelo número emergencial 192, funciona 24h por dia à aproximadamente 320 mil pessoas da região, população que chega até 1,5 milhão no Verão.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação