Secretário da Saúde fala sobre CCZ em reunião do Conselho Municipal de Bertioga

Em Boracéia, até cavalos já foram vistos na praia

Reiterando as informações já veiculadas no JCN (Jornal Costa Norte) sobre as medidas que estão sendo adotadas pela Administração de Bertioga no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o secretário da Saúde, Manoel Prieto Alvarez, o Manolo, apresentou os prazos para execução dos serviços, durante reunião do Conselho Municipal da Saúde, nesta quinta-feira (27), que tinha como uma das pautas foi o serviço de zoonoses.
Até o final de fevereiro, a pasta abrirá licitação para um Concurso de Projetos, com o objetivo de retomar as castrações em cães e gatos, conforme garantiu Manolo. Esse trabalho será terceirizado e qualquer entidade poderá se inscrever para concorrer. “A prefeitura vai aprovar o melhor projeto e repassará a verba para a entidade, que irá contratar a clínica veterinária que realizará os procedimentos. Imaginamos que em março esse serviço seja retomado”, completou o secretário.
Ele ainda informou que será realizada a contratação de emergência de um profissional para realizar as castrações de animais até março, de forma a abastecer a Feira de Doação de Cães e Gatos, que será retomada no próximo dia 05.

Animais de grande porte
Uma das reclamações apresentadas ao Conselho de Saúde foi com relação aos animais de grande porte, soltos nas ruas, principalmente em Boracéia. Manolo explicou que a captura desses animais deve ser feita com empresa especializada. Desta forma, será aberta licitação para contratação de uma que fará a captura, a guarda e, após o prazo de reclamação por parte dos proprietários, será feita a destinação. Segundo Manolo, esses animais são aproveitados em serviços de equoterapia e até pela PM (Polícia Militar), no pelotão de montaria. O prazo para abrir essa licitação é de cerca de 30 dias, portanto, o serviço deverá estar disponível a partir de abril.

Pragas urbanas
O secretário também reiterou a necessidade da realização de outros serviços que visam acabar com pragas urbanas, como ratos. Ele voltou a justificar as mudanças no CCZ utilizando os números do mês de outubro de 2010, quando foram realizadas 183 castrações e apenas 01 desratização.
Esse serviço foi intensificado em janeiro, conforme os números apresentados pelo secretário. Até o dia 09 foram realizadas 20 vistorias; até o dia 16, 176 desratizações; e entre os dias 23 e 25, mais 53.

Execução
O presidente do Conselho, Ditmar Shimidt, recebeu as informações e, recebendo anuência dos demais membros, afirmou que o Conselho aguardará a execução dos serviços anunciados.

Prestação de Contas
Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Saúde também realizou audiência pública para a prestação de contas do 4º trimestre de 2010, quando foram apresentados os balanços financeiros e dos serviços realizados no período.
A audiência, realizada na Câmara contou com a participação de membros da comunidade e do Conselho de Saúde, que vem acompanhando mensalmente as contas da pasta.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação