Carta

Secretários da região aprovam Carta de Guarujá

Carta trata de medidas preventivas contra acidentes marítimos, como o ocorrido dia 11, quando 46 contêineres caíram do navio Log In Pantanal

O prefeito de Guarujá Válter Suman reuniu-se com os secretários de Meio Ambiente da Baixada Santista, para aprovação da Carta Aberta do Município, na sexta-feira,18. O documento trata de medidas preventivas contra acidentes marítimos, como o ocorrido dia 11 passado, em alto-mar, na Barra de Santos/ Guarujá, quando 46 contêineres caíram do navio Log In Pantanal.

 

Na reunião, foram destacadas as compensações ambientais definidas pelo Ministério Público, canalização de recursos para a instalação de Centros de Monitoramento Ambiental (terra, água e ar), ou, preferencialmente, por meio de recursos diretos da Codesp.

Além disso, a Carta também fala sobre a criação de um gabinete de emergência para que, em qualquer acidente, seja possível reunir e repassar informações às prefeituras; a criação de um grupo permanente de emergência para acompanhar os trabalhos; e a definição de que tal modelo seja utilizado para acidentes de média e grande proporção.

Estavam presentes os secretários de Guarujá Sidnei Aranha; de Santos Marcos Libório; de São Vicente, Vitor Carlos Vitório; Praia Grande, Israel Lucas Evangelista; de Bertioga Marco Antonio Godoy; de Cubatão Mauro Haddad Nieri; o secretário de Assuntos Jurídicos de Peruíbe Josival Gomes de Souza; e a inspetora do Ibama Ana Angélica Alabarce. Um representante da empresa responsável pelo navio também foi convidado, mas não compareceu.

De acordo com o prefeito Suman, a Baixada Santista não pode mais ficar inerte em relação a acidentes que a região vivencia em espaços curtos de tempo. Disse ele: “Temos que ficar atentos, para que, em casos de acidentes graves, tenhamos toda logística o mais breve possível, e que a população não sofra os danos”.

Após a aprovação, a carta aberta foi entregue a todos os órgãos municipais. A próxima reunião será dia 23, às 19 horas, na prefeitura de Santos, com a presença de todos os secretários de Meio Ambiente.

Região

Da redação

Foto: PMG

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação