Três municípios concorrem como cidade-base da Copa 2014

: Papa, de Santos, e Antonieta, de Guarujá, comemoram as escolhas; Antonio Carlos, de Caraguá, não pôde estar presente

Santos e Guarujá, na Baixada Santista, e Caraguatatuba, no Litoral Norte, estão entre as 37 cidades paulistas pré-selecionadas para receber delegações durante a Copa do Mundo no Brasil. Nessa condição, os três municípios integram a 2ª edição do guia ‘Cidade-Base: o Potencial do Estado de SP para sediar os Centros de Treinamento das Seleções para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014’, lançado nesta quarta-feira (16), no Museu do Futebol, na capital, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O guia, que conta com 64 sugestões de centros de treinamento e 50 opções de hotéis, organiza as informações para a consulta das delegações, as quais escolherão os locais onde irão permanecer. A seleção das cidades
seguiu pré-requisitos estabelecidos pela Fifa para receber seleções internacionais durante a disputa do Mundial. “Quase todas as cidades incluídas no guia possuem boa logística e infraestrutura esportiva e hoteleira”, disse o governador Alckmin. A partir do mês de março, a equipe técnica do COL (Comitê Organizador Local) fará novas vistorias nos locais pré-selecionados.

Grandes chances
“Santos tem grandes chances de abrigar uma seleção devido à sua infraestrutura, qualidade de vida, bons indicadores de segurança e, principalmente, pelo Santos FC de Pelé”, disse o prefeito santista, João Paulo Tavares Papa (PMDB). Ele citou também como pontos fortes a possibilidade de utilização do porto para abrigar navios de cruzeiros, o que amplia a oferta de hospedagem, e a moderna estrutura do Centro de Treinamento do Santos, dotado de campos, hotelaria e salas de preparação e recuperação dos atletas.
“Temos a maior rede hoteleira da Baixada Santista, com mais de 9 mil leitos. Fizemos um projeto de revitalização do Estádio Municipal Antônio Fernandes, que pretende chegar a 15 mil lugares nesta 1ª fase de obras, prevista para ser encerrada em 2013. Vamos, agora, buscar parceiros e o apoio do Governo do Estado para conseguirmos captar os recursos necessários para a concretização do nosso projeto”, defendeu a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB).
“Este livro terá circulação mundial e desde já vai colocar Caraguá na rota internacional de turismo”, completou o secretário adjunto de Esportes de Caraguá, Rubens Castro. Ele, junto com o vice Antonio Carlos Júnior representou o prefeito Antonio Carlos (PSDB), que não pôde estar presente.

Outras concorrentes
Fazem parte do guia também os municípios de Águas de Lindóia, Araraquara, Atibaia, Barueri, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Cotia, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Itu,
Jaguariúna, Jarinu, Jundiaí, Limeira, Mirassol, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Piraju, Porto Feliz, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Roque e Sorocaba.

Homenagem
A cerimônia no Museu do Futebol contou com a presença do presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do COL, Ricardo Teixeira; do diretor da Fifa para a Copa no Brasil, Fúlvio Danilas, além de Ronaldo ‘Fenômeno’, novo membro titular do comitê paulista de organização da Copa. Decreto nesse sentido foi assinado pelo governador na solenidade, assim como o que outorga a medalha do mérito esportivo ao ex-jogador e outro que amplia a composição do comitê estadual.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação