TV Costa Norte exibe palestra: “Territórios Inteligentes”

Este território (litoral de SP) é o maior laboratório que a humanidade tem para experimentar soluções na integração de favelas, novos sistemas de transporte coletivo, novos espaços para a economia criativa”, disse Dr. Alfonso Vergara, presidente da Fundacão Metrópole

Na manhã de quarta (29), a cidade do Guarujá foi palco da palestra “Territórios Inteligentes”, proferida pelo Dr. Alfonso Vergara, Presidente da Fundación Metrópoli, com sede em Madrid, Espanha, que se dedica há 15 anos em reformular centros urbanos através do conceito de urbanização metropolitana e do desenvolvimento da “Economia Criativa”.

Durante a palestra ele disse que “As cidades e regiões metropolitanas tem que desenvolver a competência de atrair talentos e pessoas criativas, tanto para grandes empreendimentos como para a loja de café, roupas, padaria, etc.”.

O palestrante demonstrou aos espectadores o trabalho realizado entre as cidades de Madri e Bilbao, onde dezenas de prédios chamados de “cubos de inovação” foram construídos em parceria com a iniciativa privada.

Os cubos funcionam como incubadoras de empresas e profissionais liberais e como espaço de capacitação de mão de obra. “É importante destacar que a maioria das pessoas inovadoras e criativas estão nas camadas mais pobres da comunidade. Se estas pessoas, no tempo certo, receberem investimentos em capacitação e apoio no inicio do projeto, ascendem socialmente pelo seu trabalho, no que chamamos de Ecossistema de Inovação” explicou Vergara.

Sobre o litoral paulista ele destacou: “O Guarujá e a Baixada santista, estão no entorno de São Paulo e, com conexões via porto, aeroporto e rodovias com outros centros urbanos importantes. Este território (litoral de SP) é o maior laboratório que a humanidade tem para experimentar soluções na integração de favelas, novos sistemas de transporte coletivo, novos espaços para a economia criativa. Se o Guarujá puder definir seu futuro, sua vocação, dentro deste contexto tão singular abre a perspectiva de um futuro muito promissor”.

Realizador

Carlos Alberto Campilongo, da Praia Grande Construtora e do Movimento Brasil Competitivo, um dos responsáveis por trazer Vergara ao Brasil detalha a importância da visita: “Eles (Fundação Metropoli) já trabalham em todo o mundo com alternativas criativas de planejamento de regiões metropolitanas” lembrou.

A prefeita do Guarujá, Maria Antonieta, destacou a semelhança das regiões trabalhadas pela Fundação no mundo: “A linearidade dos  municípios do litoral, permite que possamos encontrar alternativas comuns a todos, para que pessoas vivam aqui com qualidade e tenham trabalho o ano todo”.

Na TV

 Os espectadores da TV Costa Norte Canal 48 UHF poderão assistir a palestra: “Territórios inteligentes” com Dr. Alfonso Vergara neste sábado, 10h, após o programa Café da Manhã, com transmissão simultânea pela internet no site www.costanorte.com.br/tv

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação