TV Costa Norte faz debates em torno do Plano Diretor

Participantes respondem aos questionamentos de telespectadores

O 1º programa de debates sobre o PD (Plano Diretor) de Bertioga, desenvolvido pela TV Costa Norte – Canal 48 UHF, aconteceu nesta quinta-feira (13) e já contou com a participação popular. Em 1h, cinco telespectadores ligaram para a emissora pedindo informações sobre o PD para os 3 participantes do programa: o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Leite; o presidente da Associação dos Engenheiros, Marcelo Godinho; e o presidente da Oscip Boracéia Viva, Emínio Araújo. Eles tiveram como interlocutor o engenheiro Paulo Velzi. A previsão da prefeitura é que as audiências públicas do PD se iniciem em fevereiro.
Os telespectadores queriam saber o que se trata o PD e qual sua importância. “É um instrumento norteador das políticas públicas em todos os setores, educação, saúde, transporte”, explicou Araújo, de forma resumida.
O secretário de Meio Ambiente disse que o planejamento do município depende das decisões que serão tomadas neste momento. “Vai se planejar o que fazer, como fazer e em quanto tempo”. Já Godinho, reforçou que a coordenação das discussões no novo PD será realizada pelo pessoal técnico da prefeitura. “Mas quem vai dar as diretrizes é a comunidade”.

Parque da Restinga
A criação da UC (Unidade de Conservação), que delimitou o Parque Estadual da Restinga, traz uma importante discussão para o novo PD. Mais de 10 mil hectares deverão ser preservados no município. “A verticalização é inevitável”, comentou Godinho, reforçando que o assunto deverá ser tratado com critério.
Outros assuntos já consolidados também deverão ser incluídos nas discussões da nova proposta, como o Censo 2010, que revelou a população local, e o ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico). “Esses assuntos darão subsídios para a discussão”, completou Leite.

Balanço
Para o mediador, o 1º programa foi muito proveitoso e os seguintes terão temas específicos. “Precisamos esgotar todos os temas para levar informações à comunidade, que estará presente durante as audiências públicas”, disse Velzi.

Perguntas
A série de programas irá ao ar, ao vivo, todas as quintas-feiras, das 18h às 19h, na TV Costa Norte – Canal 48 UHF. Os interessados em encaminhar perguntas podem fazer pelo telefone 3317-1281 ou pelo e-mail tv@costanorte.com.br

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação