Ubatuba terá seu primeiro ‘Lixômetro’

Nos moldes do ‘Impostômetro’, painel na entrada de Itamambuca mostrará quantidade de resíduos recolhidos

Se São Paulo tem seu ‘Impostômetro’, Ubatuba ganha agora o seu 1º ‘Lixômetro’. A ideia é medir e divulgar publicamente a quantidade de lixo recolhida pela SAI (Associação Amigos de Itamambuca) das areias da praia, das ruas e das áreas verdes do loteamento. Os resultados serão atualizados mensalmente e expostos numa grande placa, que fica bem na entrada de Itamambuca.

A iniciativa faz parte da campanha ‘Lixo Zero de Itamambuca’, apoiada pela SAI. Além de faixas nos acessos à praia, banners ao lado das lixeiras, folders educativos e informativos, blitz ambiental, gincanas e distribuição de mudas de árvores nativas, a campanha conta com outra iniciativa inédita: o Teatro de Areia (apresentações cênicas na própria praia, com o tema da Educação Ambiental).

Conscientização

Conforme o biólogo Marcio Santos, coordenador do PGA (Plano de Gestão Ambiental) de Itamambuca, “o ‘Lixômetro’ foi criado para fazer com que as pessoas vejam o quanto de lixo jogado na praia, nas ruas e nas áreas verdes pode e deve se diminuído. Para isso, o primeiro passo é medi-lo, quantificá-lo”, explica.

Marco para a cidade

A campanha, lançada oficialmente no domingo passado (02), é um marco para o município. O projeto integra as ações para promover a gestão adequada dos resíduos sólidos nesta Temporada e vai ao encontro das diretrizes do PGA.

A realização da campanha ‘Lixo Zero de Itamambuca’ é da Macboot, Itamambuca Eco Resort, EAB Imóveis e da Mango Creperia. A iniciativa tem ainda o apoio da SAI, PGA, Samita, Appru, CBH e Cetesb.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação