Vem ai o 9º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas

A equipe santista TriboQPira, campeã 2010 da prova

A mais longa disputa de canoagem oceânica do mundo, feita ininterruptamente, o 9º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas, acontece neste domingo (30). A prova terá largada e chegada na Praia da Aparecida, em Santos, e os atletas remarão 76 km, entre mar, rio e parte do Porto de Santos. A expectativa é que os campeões completem o percurso em 6h.
Entre as equipes de destaque está a atual pentacampeã e recordista da prova, a TriboQPira. Ela é formada por Celso Filetti (Fitness Shop), Felipe Neumann, Marcos Mendes, Kadu Zaidan, Cauê Serra, Jefferson Libório, Fernando Teixeira, Luis Gustavo e José Paulo Neto.
Também figurando entre as melhores, está a turma da Brucutus/RPK, de Bertioga. Comandados pelo experiente Everdan Riesco, que se orgulha de ter participado de todas as provas da modalidade desde a sua chegada ao Brasil, em 2001, os remadores bertioguenses esperam uma nova grande atuação. Em 2010, o grupo chegou a liderar a prova, mas problemas com o barco de apoio e ficou na 2ª posição. Outra equipe favorita é a YCP Vaa Team, com Leonardo Silva, Luiz Carlos Guida “Animal”, Rafael Leão e, Sebastian Cuattrin, que já disputou quatro olimpíadas em provas de velocidade.

O trajeto
A prova reunirá até 15 canoas OC6 (seis remadores) e as equipes podem fazer o revezamento de atletas durante o percurso (os outros três integrantes seguem no barco de apoio, obrigatório).
A largada será no estilo Le Mans, com os competidores correndo em direção às canoas, em frente ao Colégio Escolástica Rosa (Tenda de Eventos da prefeitura de Santos). De lá, as canoas seguem pelo mar, costeando Guarujá até o Canal de Bertioga, completando metade do percurso. A segunda parte da prova é feita no Canal de Bertioga, em meio à vegetação nativa, e depois no Porto de Santos, para ser encerrada novamente na Praia da Aparecida.

Organização
O 9º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas tem organização da Canoa Brasil, com os patrocínios de Slide Glass e Caiaques e Canoas Opium. Apoio da Onbongo, Panificadora Rainha da Barra, Vit Shop, Navega Praia Grande, Gatorade, prefeitura de Santos, Loucos Por Água e Agência Urbana.

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação