NAUFRÁGIO EM BERTIOGA

Buscas por turistas desaparecidos no mar de Bertioga são interrompidas

Após 14 horas, as buscas pelos turistas foram interrompidas devido à queda na visibilidade noturna; no início da manhã deste domingo (9), as buscas devem ser retomadas

Da redação
Publicado em 08/04/2023, às 22h22 - Atualizado em 09/04/2023, às 11h38

FacebookTwitterWhatsApp
Vítima resgatada pelas equipes de socorro Naufrágio em Bertioga criança socorrida - Divulgação
Vítima resgatada pelas equipes de socorro Naufrágio em Bertioga criança socorrida - Divulgação

O Corpo de Bombeiros interrompeu as buscas pelos dois homens desaparecidos no mar após o naufrágio de um barco de pesca em Bertioga (SP), ocorrido na madrugada de sábado (8). A embarcação de madeira, conhecida como Lobos do Mar, com três tripulantes e nove turistas, foi atingida por ondas fortes e, após o colapso da estrutura, naufragou na praia da enseada.

Desde às 6h, os bombeiros estavam empenhados nas buscas às vítimas desaparecidas com um jet-ski, um bote de salvamento, além do apoio da Lancha Guaraú e da aeronave Águia.

No entanto, segundo o Corpo de Bombeiros, o motivo da interrupção das buscas foi a natural devido à queda na visibilidade pelo anoitecer. O trabalho será retomado a partir das 7 horas do domingo (9).

A Marinha do Brasil também foi acionada e informou que está enviando uma embarcação de pequeno porte e um navio, que chegará nesta madrugada.

Naufrágio

Vítima resgatada pelas equipes de socorro Naufrágio em Bertioga criança socorrida (Divulgação)

O cabo Casagrande, do Gbmar, afirmou à imprensa que os ocupantes eram turistas, que fretaram a embarcação para pesca. Eles tinham saído de Bertioga rumo a Ubatuba na noite de quinta (6) e retornavam na noite desta sexta (7).

O cabo ainda acrescentou que, segundo relatos dos resgatados, uma onda forte atingiu o barco e provocou uma rachadura no casco, provocando o naufrágio. Os passageiros não estariam utilizando os coletes salva-vidas e tentaram se agarrar em coletes soltos e coolers de bebida para flutuação.

Dos 12 tripulantes naufragados, nove foram resgatados e um morreu. Em entrevista ao Portal Costa Norte, o Guarda Vidas Jander Ritie, de 24 anos, relatou que participou no resgate de um dos turistas resgatados. Segundo ele, após receber a informação de que havia um afogamento em curso, por volta da meia noite foi até a faixa de areia da praia ajudar na retirada dos destroços da embarcação quando avistou uma lanterna balançando, o Guarda-vidas resolveu entrar no mar e resgatou uma vítima que foi encaminhada ao Hospital Municipal com vida.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta vermelho para todo o litoral paulista de fortes chuvas durante o feriado da Páscoa, entre sexta-feira (7) e segunda-feira (10).

Em todo o território paulista, o risco de chuvas fortes e moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, que podem levar a desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios, prosseguem até segunda-feira (10). 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!