TURISMO

Prefeitura de Bertioga alerta para riscos de realizar trilhas sem guias

Grupo de 12 pessoas que ficou ilhado em trilha nesta semana não contava com condutor autorizado; veja como agendar visitas nas trilhas de Bertioga

Redação
Publicado em 13/10/2023, às 09h19 - Atualizado às 11h06

FacebookTwitterWhatsApp
Bertioga possui 12 trilhas para visitação - Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Bertioga possui 12 trilhas para visitação - Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Um grupo de 12 pessoas, que não contava com um guia (condutor) autorizado, ficou ilhado próximo a Trilha do Vale-Verde, localizada dentro do Parque Estadual Restinga de Bertioga, na segunda-feira (9). Os turistas precisaram ser resgatados por equipes da Defesa Civil de Bertioga, Departamento de Operações Ambientais (DOA) e pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o chefe municipal de Ecoturismo, Aluízio Durço Bernardino, Bertioga possui 12 trilhas para visitação e prática de esportes como canoagem, observação de aves, entre outros. Porém, o acesso aos locais é restrito. “Para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de condutores de turismo autorizados pela prefeitura e pela Fundação Florestal”, ressaltou Durço.

As visitas podem ser agendadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO), nos contatos: (13) 99728-9614, e-mail: [email protected] ou Instagram: @abecotur; ou pela Associação dos Monitores Locais de Bertioga (AMOLB): (13) 99693-7598, e-mail [email protected] ou Instagram: @monitores.bertioga.

Resgate dos turistas

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, por volta das 19h de domingo (8), uma equipe do Corpo de Bombeiros solicitou apoio ao Departamento de Operações Ambientais para resgatar o grupo que estava ilhado à margem da cachoeira próximo à antiga Casa de Pedra. Também foi solicitado apoio da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal de Bertioga.

A Defesa Civil de Bertioga informou que os bombeiros foram ao encontro do grupo durante a noite, porém, houve aumento no nível do rio por conta das fortes chuvas que caíram durante todo o dia. Sendo assim, não foi possível realizar a travessia naquele momento.

O resgate precisou ser retomado no início da manhã de segunda-feira. A Defesa Civil ressaltou que prestou apoio operacional, sendo necessário uma viatura modelo 4x4, por ter tração nas quatro rodas.

Todos os turistas foram resgatados em segurança. Uma mulher de 33 anos sofreu uma entorse no tornozelo e precisou ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada ao Hospital Municipal de Bertioga. Ela recebeu atendimento da equipe multidisciplinar, realizou exames e, após reavaliação, recebeu alta.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!