BOLSA ATLETA

Prefeito Ademário Oliveira assina contratos para 125 atletas

Iniciativa de até R$ 1.000, ou 50% de bolsa de estudos, faz parte do programa 'Bolsa Atleta', que visa expandir a prática de esportes na cidade

Redação
Publicado em 27/02/2024, às 09h18 - Atualizado às 17h07

FacebookTwitterWhatsApp
125 atletas foram contemplados com Bolsa Atleta - Divulgação: prefeitura de Cubatão
125 atletas foram contemplados com Bolsa Atleta - Divulgação: prefeitura de Cubatão

Hoje foi um dia importante para o esporte de Cubatão. O prefeito Ademário Oliveira recebeu atletas da cidade em seu gabinete, para oficializar, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), a assinatura dos novos contratos do programa ‘Bolsa Atleta’. Serão beneficiados 125 esportistas.

Eles  foram contemplados com base em critérios de competência, seguindo a lei municipal que regulamenta o projeto e promove um ranking justo. A lei 4.187/2022 garante que os esportistas sejam reconhecidos com base em seus resultados.

O prefeito Ademário explica: "Iniciamos com 80 jovens e saltamos para 125 participantes. Desta vez, 70% dos contemplados são atletas de base, o que fomenta o crescimento do esporte na cidade. É ainda um grande estímulo porque, quanto maior o desempenho, maior o investimento nesta ajuda de custo”.

Um dos destaques é o jogador de futsal Dhanyel Pedro da Silva, de 14 anos, que está muito feliz pela bolsa conquistada, de grande ajuda para seus treinamentos. Ele começou na modalidade com seis anos. Aluno da Aymoré Futsal, na Vila Couto, ele diz: “A molecada que eu conheço, geralmente, prefere não praticar esporte. Eu invisto por ser algo que faz eu ocupar o meu tempo com diversão e de forma saudável”.

Representando as mulheres, Luíza Alves Araújo de Jesus tem só 17 anos, mas já é veterana. Ela tem pelo menos 11 anos de prática de karatê e diversas participações importantes em três campeonatos Pan-Americanos, além de participação em torneios nacionais e estaduais. “Essa iniciativa é muito importante para o desenvolvimento do atleta, já que nos motiva a alcançar nossos objetivos”, afirma ela, que faz parte da academia Ken in Kan Cubatão, dirigida pelo sensei Allan Vicente, na Vila Nova.

Orgulhosos, os técnicos também estiveram presentes. O carateca Rafael Inácio Carneiro Mota classifica o 'Bolsa Atleta' como um investimento fundamental no desenvolvimento esportivo do município: “Manter-se no esporte é caro. Então, esse apoio é fundamental. Com o investimento, a equipe cresce cada vez mais”.

O secretário de Esportes Alessandro Bortolomasi também acredita que este seja um ponto de partida para conseguir ainda mais apoio aos atletas de Cubatão.

Atletas de 15 modalidades foram contemplados - Divulgação: prefeitura de Cubatão

Beneficiados

Foram contemplados atletas de 15 modalidades: atletismo (4); basquete (17); boxe (2); fisiculturismo (1); futsal (23); judô (4); halterofilismo (1); handebol (4); karatê (19); kickboxing (3); natação (3); power lifting (1); voleibol (23);  wrestling (18) e xadrez (2).

Bolsa Atleta

É um programa municipal destinado a esportistas que representam exclusivamente Cubatão e residem no município. Além disso, eles demonstram alto desempenho em modalidades olímpicas, praticam esportes individuais e outras modalidades no calendário anual do estado.

Exige-se idade mínima de 14 anos, vinculação com uma entidade esportiva local, comprovação de representatividade do município por meio de serviço voluntário e participação em competições estaduais, nacionais e internacionais, no ano anterior.

O valor máximo do benefício é de R$ 1.000. O edital permite aos interessados escolher entre o 'Bolsa Atleta' – com valor variável de acordo com a classificação do esportista -, ou  bolsa de estudos (50% das anuidades para estudantes do ensino médio, técnico-profissionalizante ou superior).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!