AVENTURA EM GUARUJÁ

Praia Preta: acesso restrito, trilha com muita aventura e um mar de belezas

Praia Preta é uma das mais atrativas e interessantes de Guarujá

Da redação
Publicado em 09/11/2022, às 10h35 - Atualizado às 11h15

FacebookTwitterWhatsApp
Prainha Branca, um dos pontos turísticos mais amados de Guarujá Prainha Branca Praia paradísiaca - Imagem: Costa Norte
Prainha Branca, um dos pontos turísticos mais amados de Guarujá Prainha Branca Praia paradísiaca - Imagem: Costa Norte

A beleza e pureza da natureza preservada em uma praia isolada pode ser o passeio certo para esclarecer a mente e aproveitar o melhor que a cidade de Guarujá, litoral de São Paulo, pode oferecer.

Chamada de Praia Preta, o local tem 200 metros de extensão com acesso limitado por trilha ou barco, que parte de uma praia vizinha, a Prainha Branca, que também é acessada por trilha e barco, ou seja: prepare-se para grandes aventuras.

Onde fica a Praia Preta?

Para acessar a Praia Preta pela trilha é preciso passar antes pela Prainha Branca. A entrada para a trilha que leva até a Praia Branca é próxima à saída da balsa que faz a travessia entre as cidades de Guarujá e Bertioga.

Praia Preta Praia Preta Guarujá Praia Preta em Guarujá (Foto: Ismael)

É uma trilha considerada de nível fácil, bem demarcada, contando com corrimão em alguns trechos. No início da caminhada há uma leve subida, mas depois o caminho é uma descida que passa por uma comunidade local com cerca de 350 habitantes, o que confere ao lugar aquela atmosfera caiçara tão característica. Todo o trajeto leva entre 20 e 30 minutos. 

Chegando à Prainha Branca, deve-se pegar a próxima trilha, desta vez de nível difícil, de uns 300 metros, até a Praia Preta.  Para quem prefere acessar de barco tanto a Praia Branca quanto a Praia Preta, há lanchas próximas à travessia de balsas que oferecem o serviço de transporte por valores variáveis.

O que tem na Praia preta?

Além da própria natureza exuberante e preservada, a própria trilha já é uma atração de pura aventura. Turistas e moradores classificam a praia como uma das mais belas do Guarujá, com suas areias escuras, cercadas pela vegetação exuberante da Mata Atlântica. 

Praia Preta Praia Preta Guarujá Praia Preta em Guarujá (Divulgação/Portal Guarujá de Turismo)

Porém, é necessário tomar cuidado com o mar local! Há muitas pedras e ondas fortes, o que proporciona um point para surfistas mais experientes. Não há nenhuma estrutura de quiosques ou algo do tipo na Praia Preta e mesmo assim há quem acampe por lá.

A Praia Branca conta com uma melhor estrutura para a prática, já que até mesmo alguns moradores da vila local alugam seus quintais para quem quer acampar.

Pode ir com criança para a Praia Preta?

Não é recomendado ir com a criançada até o local, uma vez que o destino apresenta riscos na trilha e no mar. Caso queira se aventurar pelo caminho até o paraíso escondido, recomendamos ir com sapatos que facilitem a caminhada nesse tipo de terreno e levar consigo aquele “kit sobrevivência” básico, com água, protetor solar, repelente e alguma comidinha que dê aquela energia extra quando o cansaço bater. 

Prainha Branca, um dos pontos turísticos mais amados de Guarujá Prainha Branca Praia paradísiaca (Imagem: Costa Norte)

Como chegar na Praia Preta?

Para quem parte da Capital paulista rumo ao Guarujá, o trajeto é de pouco menos de 100 km entre o Sistema Anchieta-Imigrantes e a rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera- Guarujá). Quem já se encontra em uma área mais central do Guarujá, como a Praia das Pitangueiras, por exemplo, a distância até a Praia Branca é de pouco menos de 30 km; cerca de uma hora de carro. 

Já para quem sai do Litoral Norte de São Paulo ou desce a serra pela rodovia Mogi-Bertioga, pode pegar a balsa em Bertioga para acessar o Guarujá. Inclusive, já vai ficar bem perto do início da trilha para a Prainha Branca. Acesse o site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo para ter todas as informações sobre as condições das travessias. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!