DÚVIDA CRUEL

Vídeo que circula nas redes sociais levanta "polêmica": tem vulcão em Ilhabela?

Imagens flagram o que seria uma “iminente erupção” em um dos morros da cidade-arquipélago; entenda melhor sobre vulcões no solo brasileiro

Esther Zancan
Publicado em 08/05/2024, às 09h41

FacebookTwitterWhatsApp
Será que Ilhabela corre o risco de uma "erupção vulcânica"? - Reprodução/TikTok
Será que Ilhabela corre o risco de uma "erupção vulcânica"? - Reprodução/TikTok

Dizem que o Brasil é uma terra abençoada, e, entre os motivos, está o fato de nosso território não ser assolado por alguns fenômenos da natureza, como nevascas e furacões, e não sofrer com terremotos e erupções vulcânicas. Mas será mesmo que não há  vulcões em nosso país?

Um vídeo que circula pelas redes sociais, mesmo com intenção de brincadeira, levanta a possibilidade de haver vulcões ativos por aqui. O flagrante, captado em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, pelo perfil @fdarodrigues04, no TikTok, mostra uma ilusão de ótica, provocada por uma nuvem atrás de um dos picos da cidade-arquipélago. A imagem parece fumaça saindo do tal “vulcão”, indicando uma "iminente erupção". O que intriga é que o tal morro tem um formato muito parecido com o de um vulcão verdadeiro.  Assista:

@fdarodrigues04 Filmagem feita nessa 1° semana de maio, mostra possível atividade vulcânica em Ilhabela no litoral norte de São Paulo! #vulcao#vulcaoemilhabela#fenomenonatural#litoralnorte#ilhabela♬ som original - Fabiano Cabeça


A verdade é que, no Brasil, não há vulcões ativos, porque o país se encontra no centro de uma placa tectônica. Os vulcões existem nas áreas de borda das placas. Mas, isso não significa que nunca tenham existido vulcões no solo hoje ocupado pelo Brasil. Na Era Mesozoica, que data de 250 milhões a 65 milhões de anos, foi o período que o antigo supercontinente Pangeia começou a se fragmentar. Nessa época, havia manifestações vulcânicas por aqui, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Como o nosso relevo é considerado geologicamente antigo, esses vulcões foram desgastados por agentes erosivos. 

Acredita-se que Ilhabela é formada pelo que restou de um antigo vulcão. Entre 123 mil e 7 mil anos atrás, o nível do mar era muito mais baixo do que o atual, já que boa parte da água do planeta estava armazenada nas calotas polares. E, o que hoje consideramos ilhas do litoral brasileiro, na verdade, eram morros em uma planície. A partir de 7 mil anos atrás, quando os oceanos atingiram o nível atual, esses morros se tornaram ilhas, inclusive Ilhabela, atualmente separada do continente por um canal que chega a uma profundidade de 40 metros. E, é sempre bom frisar, está livre de qualquer ameaça vulcânica.   

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!