SUSTO NO QUINTAL

Veranista encontra cobra no quintal de casa do litoral de SP: "Fiquei apavorada"

Proprietária de residência no Guaraú se assustou com cobra e entrou em contato com biólogo da cidade, que a tranquilizou imediatamente

Da redação
Publicado em 17/10/2021, às 10h33 - Atualizado às 15h38

FacebookTwitterWhatsApp
Cobra-cipó pulou de árvore e abocanhou um sapo antes de desaparecer Veranista encontra cobra no quintal de casa do litoral de SP: "Fiquei apavorada" Cobra-cipó no chão com sapo na boca - Eric Lemos Krüger
Cobra-cipó pulou de árvore e abocanhou um sapo antes de desaparecer Veranista encontra cobra no quintal de casa do litoral de SP: "Fiquei apavorada" Cobra-cipó no chão com sapo na boca - Eric Lemos Krüger

A proprietária de uma casa de praia no bairro Guaraú, em Peruíbe (SP), teve uma surpresa inicialmente desagradável ao se deparar com uma cobra em seu jardim. Vera Lígia Lemos, de 55 anos, é apaixonada por jardinagem e estava cuidando da sua floreira quando a cobra apareceu.

Floreira na qual a cobra-cipó foi encontrada Veranista encontra cobra no quintal de casa do litoral de SP: "Fiquei apavorada" Quintal com árvore grande e uma floreira ao redor (Eric Lemos Krüger)

"Tenho uma casinha no Guaraú há 24 anos e eu gosto muito de jardinagem, meu marido e meu filho vao a praia e eu fico 'jardinando'. Tenho 500 metros quadrados de terreno e fiz o meu jardim. Há muitos anos nao via uma cobra ali, é uma área ambiental, tem muitas árvores e eu planto árvores frutíferas", disse Vera ao Portal Costa Norte.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

"Eu fiquei apavorada, podia ser venenosa, podia atacar, fiquei sem saber o que fazer. Meu marido e meu filho tentando identificá-la e ficamos olhando desesperados", descreveu a biomédica, acupunturista e fitoterapeuta.

Por sorte, Vera havia visto a postagem de um biólogo da prefeitura de Peruíbe alguns dias antes. "Ele falou que se alguém visse uma cobra, era pra entrar em contato com ele. Então fografei e mandei a foto. Instantaneamente ele me respondeu, pediu para eu ficar calma e explicou que é uma cobra-cipó, não é peçonhenta, não é venenosa. Pediu para eu manter distância apenas".

O biólogo em questão é Thiago Malpighi, da Secretaria de Meio Ambiente do município. Ele identificou a cobra e afirmou que é comum na região. Vera, por sua vez, continuou a monitorar o animal. "Ela se atirou no chão quase que voando. Se atirou atrás de um sapinho, aí comeu e desapareceu nos arbustos", explicou.

Cobra-cipó pulou de árvore e abocanhou um sapo antes de desaparecer Veranista encontra cobra no quintal de casa do litoral de SP: "Fiquei apavorada" Cobra-cipó no chão com sapo na boca (Eric Lemos Krüger)

Ao perder o animal de vista, ela ficou ainda mais assustada. "Todo mundo tem medo de cobra, fiquei com medo até de adubar as plantas depois", conta Vera.

Apesar do medo, Vera esclareceu que respeita muito os animais e todos que aparecerem em sua casa, serão muito bem tratados.

Cobra-cipó

A cobra-cipó é o nome popular das serpentes do gênero Chironius. Ela não é venenosa. A coloração da maioria das espécies do gênero é uma mistura de tons de verde, vermelho e laranja, com olhos amarelos e negros.

Essas espécies são muito agitadas e velozes. Geralmente, fogem no momento em que são avistadas. São muito ariscas e podem morder caso impeçam sua fuga.

Sua coloração as ajuda aconfundirem-se com o ambiente, principalmente por passarem a maior parte do tempo nas árvores e arbustos (daí o nome popular "cobra-cipó", pois elas realmente lembram cipós ao repousarem em plantas).

O que come a cobra-cipó?

Atingem cerca de 1,20 metros, sendo serpentes muito finas e relativamente compridas. Alimentam-se de lagartos, pássaros e pererecas. A reprodução é ovípara. Põem entre quinze e dezoito ovos com o nascimento previsto para o início da estação chuvosa.

Qual tipo de veneno da cobra-cipó?

Se alimenta principalmente de pequenos lagartos, pássaros e pererecas. Pode chegar a medir 1,7 metros de comprimento, tem hábitos diurnos e é ovípara. A cobra cipó possui veneno, porém esse veneno não é capaz de matar um ser humano, exceto em casos de reação anafilática.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!