ORLA NA VIRADA

Santos anuncia reforço na segurança durante Réveillon nas praias

Além de aumento de efetivo de segurança, esquema envolve ações de fiscalização do comércio ambulante e disponibilização de ambulâncias

Redação
Publicado em 25/12/2023, às 14h24 - Atualizado em 26/12/2023, às 10h15

FacebookTwitterWhatsApp
Operação também envolve uso de drone e instalação de tendas nas areias - Imagem: Divulgação / Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos
Operação também envolve uso de drone e instalação de tendas nas areias - Imagem: Divulgação / Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos

Santos, no litoral de SP, anunciou um forte esquema de segurança para garantir a tranquilidade de quem for passar o período de Réveillon nas praias da cidade. Serão 220 guardas civis municipais atuando durante a passagem do ano, disse a prefeitura no sábado (22). Do efetivo, 146 guardas atuarão em patrulhas a pé, 50, em viaturas, 12, na Rotam, nove, em comando e coordenação e três, em postos de comando.

Trinta viaturas da Guarda Civil Municipal (CGM) estarão em operação. Para dar suporte à estrutura, a corporação vai operar um drone e outros dois estarão em operação no Centro de Controle Operacional (CCO). "Será a primeira operação destes drones, que levarão imagens diretamente para o CCO", disse o prefeito Rogério Santos.

O secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel Júnior, afirma que o Réveillon é um dia de atenção especial para o setor. "Há a convergência de cerca de um milhão de pessoas, entre famílias, jovens e pessoas idosas, e isso acarreta um potencial grande de preocupação nos órgãos envolvidos na organização e execução”.

A prefeitura acrescentou que, em atendimento a recomendação da Polícia Militar, o comércio ambulante na orla das praias vai ficar proibido de funcionar entre as 22h do dia 31 de dezembro até às 6h de 1º de janeiro.

No mesmo período, também será proibida a venda de bebidas alcoólicas nos quiosques e montagem ou instalação de tendas ou equipamentos semelhantes nos jardins e na faixa de areia. A exceção são as barracas credenciadas na Secretaria de Esportes (Semes), que têm autorização específica de funcionamento após às 19h de 31 de dezembro, e às destinadas à prestação de serviços públicos.

Estão proibidos também o uso de itens de decoração inflamáveis ou pirotécnicos na faixa de areia e na orla durante o período. A Feirarte, montada na praça Caio Ribeiro (em frente ao Sesc), não será exposta no dia 31 de dezembro.

A Secretaria de Saúde preparou estrutura com 93 pessoas para o evento. Com relação ao Samu, serão 12 ambulâncias e duas motolâncias durante o dia, e dez ambulâncias à noite. Na orla, mais cinco ambulâncias extras: três em pontos estratégicos, uma no José Menino e outra na Ponta da Praia, das 19h do dia 31 às 19h do dia 1º.

Em toda a estrutura do Réveillon, 1.233 pessoas da prefeitura estarão trabalhando: 545, da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), 300, da Secretaria de Cultura (Secult), 220, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), 93, da Secretaria de Saúde e 75, da CET-Santos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!