CONSCIENTIZAÇÃO

Santos promove programação especial pelo Dia da Síndrome de Down

Neste domingo (24), o 1º Torneio Beach Soccer Down, na praia do Gonzaga, promete mostrar a potencialidade dos atletas com T21

Redação
Publicado em 23/03/2024, às 16h20 - Atualizado em 24/03/2024, às 09h25

FacebookTwitterWhatsApp
Torneio contará com times da região e do interior, em disputas na faixa de areia próximo ao canal 3 - Divulgação
Torneio contará com times da região e do interior, em disputas na faixa de areia próximo ao canal 3 - Divulgação

A prefeitura de Santos promove, nos próximos dias, uma programação diferenciada em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado na quinta-feira (21). Neste domingo (24), a potencialidade dos atletas, com esta condição genética, estará em destaque no 1º Torneio Beach Soccer Down, na praia do Gonzaga. As competições com times da região e do interior estão programadas para ocorrer em um período de quatro horas, na faixa de areia próximo ao canal 3, em frente à Concha Acústica, a partir das 9 horas.

A coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência de Santos, Cristiane Zamari, detalhou a ação. “O tema escolhido este ano, pela ONU [Organização das Nações Unidas], para essa data, foi ‘Chega de Rótulos’, para disseminar a valorização de cada pessoa com síndrome de Down e seu pertencimento social em todos os espaços. O esporte é uma importante ferramenta de cidadania, inclusão e qualidade de vida, e esse torneio vem mostrar as potencialidades de atletas com T21 no futebol, na socialização e na promoção da igualdade de oportunidades na esfera esportiva. São times oficiais brasileiros, que já conquistaram muitos títulos”, conclui Cristiane.

O evento na praia conta com a parceria da Sabesp, responsável pela hidratação dos atletas. A superintendente da companhia na Baixada Santista Olívia Mendonça fala da importância do evento. “É com muito orgulho que estaremos juntos a este evento desportivo que, além de incentivar a uma melhor qualidade de vida, promove o debate público sobre essa condição genética e conscientiza sobre a importância de incluir e respeitar todas as pessoas”, disse.

A programação especial, que já contou com palestra e caminhada, encerra no dia 5 de abril, com duas sessões gratuitas, a partir das 18h30, do espetáculo teatral ‘Oi, eu estou aqui’, com a atriz Tathi Pianccastelli. Ela é a primeira pessoa, com síndrome de Down no mundo, a escrever e protagonizar uma peça de teatro profissional apresentada em Nova York. As apresentações gratuitas serão realizadas no teatro Guarany, instalado na praça dos Andradas, número 100, no centro.

Síndrome de Down

A síndrome de Down é uma alteração genética que faz com que a pessoa tenha três cromossomos no par 21, e não dois, como é comum. Por isso, a síndrome também é chamada de trissomia do cromossomo 21, ou simplesmente T21. A alteração genética foi detectada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra britânico John Langdon Down. O Dia Mundial da Síndrome de Down, formalizado pela ONU em 2012, além de celebrar as pessoas com a síndrome, também conscientiza sobre os direitos e a inclusão.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!