ACIDENTE MARÍTIMO

Vazamento de óleo em São Sebastião: prefeitura encontra borras nas praias

Acidente ocorreu durante operação ship-to-ship, na terça-feira (9); prefeitura encontrou pelotas nas praias da Cigarras e Arrastão

Redação
Publicado em 14/01/2024, às 13h32 - Atualizado em 15/01/2024, às 08h57

FacebookTwitterWhatsApp
Vazamento de óleo em operação da Transpetro gera preocupação ambiental em São Sebastião - Divulgação Felipe Augusto
Vazamento de óleo em operação da Transpetro gera preocupação ambiental em São Sebastião - Divulgação Felipe Augusto

Um vazamento de óleo durante uma operação ship-to-ship, no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, foi confirmado pela Transpetro, responsável pela operação. O acidente ocorreu na terça-feira (9) e a empresa afirma que o vazamento foi contido no cerco da operação.

A prefeitura de São Sebastião, no entanto, informou, na tarde desta quinta-feira (11), que a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) diagnosticou borras de óleo nas praias da Cigarras e Arrastão. Técnicos da Semam investigam o acidente ambiental.

Em nota enviada à reportagem, a Transpetro informou que, desde terça-feira (9), realizou uma série de inspeções em toda a extensão do canal que dá acesso ao Terminal de São Sebastião e no mar, até a altura do município de Caraguatatuba. Nesses monitoramentos, não foi encontrada nenhuma mancha ou borra de óleo nas praias e não foi identificado nenhum dano ambiental.

Além disso, a companhia também inspecionou praias próximas ao terminal no continente e em Ilhabela e não detectou nenhum impacto ambiental nesses locais. A empresa seguirá com o monitoramento. “Na manhã de quinta (11), foram encontradas pequenas pelotas de material escuro nas praias de Cigarras e Arrastão. Imediatamente, a empresa encaminhou técnicos para o local e recolheu o material que está em análise para ter sua origem identificada. A Transpetro reafirma seu compromisso com as regiões onde atua, com respeito à segurança, ao meio ambiente e às pessoas”, diz a nota enviada pela empresa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!