DE VOLTA AO HABITAT

Instituto Argonauta realiza soltura de ave marinha em Ubatuba

Ave retornou ao seu habitat após quase um mês em reabilitação

Da redação
Publicado em 23/09/2022, às 15h31 - Atualizado às 16h15

FacebookTwitterWhatsApp
Ave foi solta por uma equipe do Instituto Argonauta, na última quarta-feira (21), em Ubatuba Instituto Argonauta realiza soltura de ave marinha em Ubatuba soltura ave - Foto: Instituto Argonauta
Ave foi solta por uma equipe do Instituto Argonauta, na última quarta-feira (21), em Ubatuba Instituto Argonauta realiza soltura de ave marinha em Ubatuba soltura ave - Foto: Instituto Argonauta

A equipe do Instituto Argonauta realizou a soltura de um trinta-réis-real (Thalasseus maximus) adulto em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, na última quarta-feira (21). 

O animal foi resgatado durante o monitoramento, no dia 27 de agosto, por um dos técnicos da equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A ave marinha foi levada para a Unidade de Estabilização de São Sebastião apresentando lesões nas patas e pneumonia.

Após sua estabilização, foi transferida para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) de Ubatuba para a continuidade do tratamento e realização de exames complementares, como radiografia. 

A ave respondeu bem aos tratamentos e com os resultados dos exames de pré-soltura dentro dos padrões esperados para a espécie, a equipe iniciou o processo de retorno do animal ao seu habitat natural. 

Para a realização da soltura, a equipe realiza a biometria, ou seja, tira algumas medidas e pesa o animal, e colocam uma anilha (anel de identificação) na pata, conforme as regras do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), para que o animal possa ser reconhecido/monitorado caso seja reavistado.

O trinta-réis-real é uma ave marinha que possui entre 48 a 53 cm, bico laranja e plumagem no topo da cabeça branca; no período de reprodução, a plumagem da cabeça fica escurecida como se fosse um capuz preto. Alimenta-se principalmente de peixes, mas crustáceos e moluscos também fazem parte do seu cardápio.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!