EMBAÇADO

Entenda o que causou a forte neblina na manhã desta terça (30), no litoral de SP

Neblina chegou a provocar paralisação do serviço de travessia de balsas entre Santos e Guarujá por quase duas horas; climatologista explica o fenômeno

Esther Zancan
Publicado em 30/04/2024, às 10h47 - Atualizado às 11h05

FacebookTwitterWhatsApp
Marinha chegou a emitir alerta para formação de nevoeiros na faixa litorânea - Imagem ilustrativa/Reprodução/Guarujá News
Marinha chegou a emitir alerta para formação de nevoeiros na faixa litorânea - Imagem ilustrativa/Reprodução/Guarujá News

Uma forte neblina complicou a travessia de balsas entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta manhã de terça-feira (30). O serviço chegou a ser paralisado entre 5h53 e 7h49, o que ocasionou uma longa espera nas filas, no horário de pico da manhã. O Serviço Meteorológico Marinho, da Marinha do Brasil, havia emitido um alerta na noite de ontem (29), para a formação de nevoeiros esparsos na faixa litorânea dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre Santos e Macaé, durante a madrugada e manhã desta terça-feira. Mas, o que teria causado o fenômeno meteorológico?

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

O Portal Costa Norte conversou com o climatologista Rodolfo Bonafim, da ONG Amigos da Água, de Santos, para entender melhor a situação. Bonafim explicou que esse é um evento raríssimo para esta época do ano, “muito mais frequente entre final de julho e agosto”. O fenômeno ocorreu devido a uma massa de ar muito quente e seca, atípica para esta época, centrada no interior do país. “Esse ar quente, ao encontrar o ar úmido e fresco do litoral, causa essa grande condensação”, explicou o climatologista.

Onda de calor

Já sobre a nova onda de calor que atinge o Brasil em pleno outono, parece que ainda vai se estender pelo mês de maio. O Instituto Climatempo divulgou que as temperaturas devem ficar mais de 5 graus acima da média, em todo o estado de São Paulo, pelo menos até o dia 10 de maio. Mas a boa notícia é que, no litoral de São Paulo, a situação não deve ser tão intensa quanto no interior.

Bonafim explicou que até fará calor no litoral paulista, mas com menos rigor. “É praticamente certo que irá fazer calor e tempo aberto até sábado (4)”. Quanto a volta das chuvas, o climatologista disse que a previsão ainda está um tanto “nebulosa”, mas que de domingo (5) em diante, essa onda de calor tende a perder força no litoral. É esperar para ver. 

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!