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Por que criar um blog para sua empresa?

Por que é importante criar um blog?

Henrique
Publicado em 30/04/2021, às 11h23 - Atualizado às 11h26

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Freepik
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Hoje em dia a internet se tornou algo obrigatório, sobretudo para uma marca que queira se destacar no meio da multidão de soluções parecidas. Mas há vários modos de fazer isso, sendo que criar um blog é um dos melhores.

Infelizmente nem todas as empresas se convenceram disso ainda, sendo que algumas não conseguiram assimilar nem mesmo a importância da internet como um todo. De fato, há várias pesquisas que demonstram isso.

Algumas delas são mais nichadas e podem explorar o desempenho de produtos e serviços específicos, como a quantidade de buscas por algo como armário de aço inox para laboratório. Outras são mais genéricas e lidam com o mercado como um todo.

Por exemplo, segundo levantamento recente da Abranet (Associação Brasileira de Internet), menos de 40% das empresas nacionais chegam a utilizar a esfera digital como estratégia de marketing e de divulgação.

Sendo que a falta de conhecimento, as dificuldades de comunicação e a escassez de mais mão de obra que seja qualificada estão entre os principais obstáculos. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo dicas e conceitos sobre o assunto.

De fato, imagine uma empresa qualquer, como um negócio de portaria remota Ribeirão Preto, caso ela aplique as boas práticas de um blog. Ora, certamente sua fama e seus resultados vão crescer muito quando as pessoas a encontrarem nos buscadores.

Porém, isso já traz um outro conceito, que é o dos grandes motores de busca, como Google, Bing e Yahoo, que já se tornaram uma das maiores vitrines do mundo, sobretudo no caso do Google, que é o maior deles e registra um volume imenso de buscas.

É importante salientar isso, pois dificilmente um blog poderia trazer bons resultados caso ele não cumprisse com a otimização de páginas conforme o SEO (Search Engine Optimization), que significa, justamente, Otimização para Motores de Busca.

Outro conceito fundamental para um blog é o de marketing de conteúdo, que também tem sido cada vez mais associado a esse universo. Não é à toa: se o blog seguir as diretrizes desse tipo de conteúdo, vai atingir a excelência.

O mais bacana disso tudo é que os conselhos que vamos dar realmente servem para qualquer segmento, pois hoje os blogs evoluíram tanto que podem suprir as necessidades de qualquer segmento, seja para vender máquinas industriais ou lustre Plafon.

Então, se você quer entender como exatamente isso é possível, e por que criar um blog para sua empresa é algo que pode mudar a história da sua marca, basta seguir adiante.

Blogs: o que são e de onde surgiram?

Também é importante compreender a origem dos blogs, como modo de entender até onde eles podem levar uma marca e por que exatamente isso acontece do modo como acontece.

Na prática, eles surgiram na época do que se convencionou chamar Internet 2.0, que foi a virada da década de 1990 para o início dos anos 2000.

Até ali as páginas de internet eram estáticas e ainda estavam no início da esfera digital, podendo conter pouco mais do que meras informações e frases soltas. Até que veio a ideia dos blogs, como algo que permitia alguma interação.

Não é difícil perceber que aí já estava a origem do que depois seriam as redes sociais: o poder de ler um conteúdo dinâmico, feito de modo especial para um público-alvo direcionado, e depois interagir com ele.

Nem é difícil imaginar como isso pode impactar, por exemplo, um negócio de aplicação de Bona em tacos. Pois ele pode gerar dúvidas, tendo um poder grande de interação e engajamento com o público, que passa a querer entender melhor aquilo.

Na verdade, ainda hoje alguns blogs permitem não apenas comentar, mas também curtir e até compartilhar, mostrando que a origem dessa ferramenta incrível realmente está na relação do conteúdo gerado com o público.

Também por isso, até hoje o que um blog precisa fazer para ter sucesso é criar conteúdos originais e relevantes. Ou seja, materiais que agreguem valor à vida das pessoas e que sejam capazes de resolver uma dor específica.

Sobre os perfis da persona de público

Como já deu para entender até aqui, um dos principais motivos para você criar um blog para sua empresa é o poder que ele pode ter sobre seu público-alvo.

Mas para isso é preciso compreender melhor do que exatamente se trata falar de um “público-alvo”, certo? Na verdade, essa definição é apenas parte do esforço, pois hoje o conceito se aprofundou muito mais.

Antes, definir um público equivalia a levantar dados mais genéricos sobre um grupo de pessoas, como faixa etária, gênero, profissão, poder aquisitivo, endereço e daí em diante. É claro que isso é importante, mas hoje é apenas o primeiro passo.

Se uma empresa de motor para portão deslizante quiser entender melhor quem são os compradores e decisores do seu tipo de solução, ela vai precisar desenvolver os perfis dessa persona que o público-alvo indica.

Afinal, como chamar a atenção dos compradores no universo da mídia digital sem uma assertividade maior? Então, é preciso fazer perguntas como:

  • Quem é meu cliente ideal?
  • Em que redes sociais o encontro?
  • Quais plataformas ele mais acessa?
  • Ele faz compras pela internet?
  • Ele faz compras pelo celular?
  • Ele curte séries, filmes e músicas?
  • Sua linguagem é formal ou informal?
  • O que ele ama que uma marca faça?
  • O que ele odeia na negociação?

Demos o exemplo de um comprador de CNPJ, que trabalha para uma empresa, pois atrás de todo profissional há um ser humano que também se deixa atrair por conteúdos.

Mas a mesma situação vale para qualquer tipo de comprador, como uma pessoa física que busca uma solução como cerca de vidro para sua própria casa.

Daí o poder que definir esses perfis pode dar. O importante é traçar dois ou três apenas, ou então a estratégia pode cair em dispersão.

Depois de responder as perguntas essenciais, é aconselhável escolher um nome real, e até uma foto de alguém real, como modo de aumentar a verossimilhança e inspirar os esforços do marketing.

Com o tempo cada nova ação ou campanha que for criada pela marca será muito mais assertiva, o que vale também para o blog, que vai conseguir criar conteúdos com alto poder de engajamento e sinergia com os clientes em potencial.

Por dentro do marketing de conteúdo

Outro fator que mencionamos que tem uma importância grande na realidade de um blog é o marketing de conteúdo, que nada mais é do que a filosofia por trás de toda grande marca que consegue engajar um público fiel e interessado.

A excelência da comunicação de um blog está em gerar conteúdos originais que aprofundem os aspectos da solução oferecida pela marca, como modo de educar o público.

A grande estratégia é que ao mesmo tempo em que a empresa prova sua autoridade naquele segmento, ela também solta essas “iscas” que vão atraindo cada vez mais leads e novas oportunidades.

Hoje, blogposts do tipo “10 razões para trocar sua bomba centrifuga” fazem um sucesso enorme. Outro modo de turbinar a estratégia e elevar o blog a outro patamar é variar no formato dos conteúdos.

Eles podem se tornar e-books (como uma coleção dos melhores artigos), manuais de uso, checklists e afins. Em alguns casos é possível assimilar a tática com áudios ou mesmo vídeos explicativos, atingindo ainda mais audiência e mais tráfego.

Entenda a importância da otimização

Ao falar sobre tráfego e audiência é preciso citar o SEO, que mencionamos na introdução. De fato, a Otimização de Páginas Para Motores de Busca está entre as principais estratégias que uma marca pode empreender na internet.

Como dissemos, hoje as principais plataformas de busca são o Google, o Bing e o Yahoo, além do Ask Brasil. Mas a maior de todas é o Google, portanto é aconselhável seguir os algoritmos dele, que envolvem várias frentes, tais como:

  • Gestão de palavras-chave;
  • Layout e aspecto visual da página;
  • Acessibilidade dos conteúdos;
  • Gestão de links e backlinks;
  • Toda funcionalidade mobile.

Enfim, quanto mais parâmetros do Google a página cumprir, melhor ela será ranqueada. O mais bacana é que a essência de tudo isso é a experiência do usuário, ou seja, os artigos com melhor conteúdo original e relevante.

Ou seja, a parte técnica também importa, mas a alma do SEO é o marketing de conteúdo, o que vai ao encontro de tudo o que dissemos acima.

Por isso, a fórmula perfeita para qualquer blog fazer sucesso, seja falando de modas e de roupa esportiva ou de toldo para garagem valor, é unir a excelência do conteúdo, que são os materiais criados, à forma, que remete ao layout e técnicas de SEO.

Considerações finais

Finalmente, haveria várias técnicas menores que poderiam ajudar um blog a fazer sucesso, como usar gatilhos mentais e storytelling nos artigos, além de fazer call to action e ações semelhantes.

Mas a essência realmente está no que foi dito, sobre a origem dos blogs, o content marketing, as personas de público e a sinergia com os motores de busca.

Agora é só colocar a mão na massa e criar (ou melhorar) seu próprio blog com base nos conselhos que demos, mudando sua marca de patamar na esfera digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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