RECOMEÇO

Arquitetura futurista renova escola devastada por chuvas no litoral de SP

Instituição pública foi reinaugurada nesta quinta-feira (15), um ano após tragédias que marcaram Carnaval 2023; evento contou com governador de SP

Rebeca Freitas
Publicado em 15/02/2024, às 17h04 - Atualizado às 17h15

FacebookTwitterWhatsApp
Projeto colorido e futurista é do arquiteto Fernando Brandão - Flickr/ Governo do Estado de SP
Projeto colorido e futurista é do arquiteto Fernando Brandão - Flickr/ Governo do Estado de SP

O volta às aulas foi especial, em 2024, na Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, em São Sebastião. Há um ano, ela foi devastada pelas chuvas históricas que atingiram a região, e que deixaram 65 mortos. Nesta quinta-feira (15), ocorreu sua reinauguração, com a presença do governador do estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas.

Os danos provocados pelas chuvas, no Carnaval passado, foram tão severos que a escola ficou interditada, imprópria para uso até como alojamento. Porém, após reforma, o antigo ginásio, única estrutura resistente aos temporais, foi transformado com um design futurista. Nele, foram erguidas 12 novas salas de aula coloridas, equipadas com lousas digitais e televisões; elas são conectadas entre si, sem corredores.

escola
Escola, em fevereiro de 2023, após danos causados pelas chuvas - Seduc - SP

Pelo fato de a escola se encontrar em uma área suscetível a deslizamentos, foi construído um cinturão de pedras, para evitar novos acidentes. A unidade atenderá, diariamente, mais de 630 alunos ao longo dos próximos meses, dos quais 255 são da rede estadual e, 380, matriculados no ensino municipal. Para o secretário estadual de Educação Renato Feder, o projeto representa um legado. "Entregar esta escola é motivo de orgulho e satisfação. Gerações e gerações vão ser educadas aqui", comemora. 

O projeto da escola, alimentada por energia solar, foi idealizado pelo arquiteto Fernando Brandão. Ao Portal Costa Norte, ele diz que o design aberto objetiva humanizar o local “A ideia era criar uma escola criativa e humana, para os desafios do século 21”, compartilha.  

O conceito, dotado de móveis com rodinhas e quatro portas distintas, possibilita que o professor ocupe o centro da sala e adapte o ambiente conforme as exigências do momento. Brandão destaca que seu projeto promove diversas possibilidades, e a criatividade do professor é fundamental para conduzir as aulas. "O projeto visa integrar identidade, pertencimento, criatividade e arte, como suporte para diferentes tipos de aulas", conclui.

Construídas com materiais reciclados e sustentáveis, as salas têm iluminação adaptável, painéis acústicos e recursos de acessibilidade, como rampas para cadeiras de rodas. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o local receberá novos laptops, a fim de tornar  o Plínio uma escola digital.

Flickr - Governo do Estado de SP
Flickr - Governo do Estado de SP
Flickr - Governo do Estado de SP
Flickr - Governo do Estado de SP
Flickr - Governo do Estado de SP
Flickr - Governo do Estado de SP

Estimado em R$ 13 milhões, o projeto começou em maio de 2023, financiado pelo governo estadual, que anunciou a construção de uma nova sede para a escola municipal Professora Nair Ribeiro de Almeida, também em São Sebastião. 

O projeto seguirá o mesmo modelo da unidade estadual entregue nesta quinta-feira, com previsão de investimento de R$ 44 milhões de reais. A nova escola deverá ser entregue em fevereiro de 2025, para atendimento a 655 alunos do ensino fundamental, e 170 crianças na creche.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!